Institucional

Plenarinho lança campanha Eleitor Mirim nesta quarta-feira (1º)

30/09/2014 - 18:05  

O site infantil da Câmara, Plenarinho, lança nesta quarta-feira (1º) a campanha Eleitor Mirim 2014. Este ano, concorrem ao cargo de deputado federal de Plenarópolis quatro candidatos escolhidos pelas escolas participantes do projeto. Os candidatos são fictícios, mas têm número, pertencem a um partido (igualmente fictício) e apresentam plataforma política.

Até o dia 26, as crianças podem assistir aos vídeos com a campanha de cada um deles no portal do Plenarinho. A votação também ocorre por meio da página.

As campanhas eleitorais foram montadas pela equipe do Plenarinho com base nas informações enviadas pelas escolas. A novidade este ano é um banner digital da campanha mirim para ser compartilhado por e-mail ou nas redes sociais, com o slogan #pesquiseconheçavote.

A partir de 5 de outubro, um computador ficará disponível para que as crianças e os adolescentes que visitam o Congresso  participem da votação virtual.

Candidatos

Os concorrentes no pleito de 2014 são:

- Felicinha – Número 9977 – Partido da Criança Feliz (PCF)

Criada pela turma da professora Sueny dos Santos Lira Costa, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itaparatins (TO).

- Maria Açaí – Número 9955 – Partido Salvação do Verde (PSV)

Criada pela professora Naglla Quemel e seus alunos do 5º ano no Colégio Santo Antônio, de Belém (PA).

- Senhor Ecolítico – Número 9933 – Partido de Respeito ao Meio Ambiente (PRMA)

Criado pelas turmas de sexto ano da professora Márcia Alonso no Colégio Sagrado Coração de Maria, de Brasília (DF).

- Vismonte – Número 9988 – Partido Educacional Monteai Sinai (PEMTES)

Criado pelas turmas de oitavo e nono ano do professor Paulo Roberto Leandro da Silva no Colégio Monte Sinai, de Maceió (AL).

Eleitor Mirim

Promovido pela Câmara por intermédio do Plenarinho, o projeto é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e simula uma eleição direta virtual para deputado federal.

Realizado em anos eleitorais, em parceria com professores, o Eleitor Mirim tem por objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da participação na vida política. Os participantes recebem uma cartilha sobre os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de se acompanhar o trabalho dos eleitos e as possibilidades de engajamento. A cartilha ainda traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

Na última eleição, em 2012, o Plenarinho registrou mais de 43 mil votos.