História

Historiadora é a convidada do "Encontro com o Autor" desta segunda-feira (23)

Evento com Teresa Cristina de Novaes Marques está com inscrições abertas

17/04/2018 - 16:09  

O Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados estão com inscrições abertas para o próximo "Encontro com o Autor". Esta edição terá a presença da professora e historiadora Teresa Cristina de Novaes Marques. O encontro será na segunda-feira (23), às 17h, no Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados.

Teresa Cristina de Novaes Marques é autora dos livros Perfil Parlamentar: Bertha Lutz, lançado em 2016, que apresenta a história de uma das pioneiras da luta pelo voto feminino e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no país; e O Voto Feminino no Brasil, lançado em 2018, que expõe o histórico da luta pelos direitos políticos femininos no Brasil, revisitando os momentos fundamentais em que as ideias de admissão das mulheres na vida política foram debatidas pelo Poder Legislativo.

Foi curadora da exposição Oh, Igualdade! Por que Tardas?, realizada na Câmara dos Deputados em 2016, e nos últimos anos vem se dedicando à história parlamentar do voto feminino. Teresa Cristina é doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB) e mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da UnB desde 2005, ministra cursos sobre o Brasil colonial e republicano.

O “Encontro com o autor” é realizado pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Casa, sempre na última segunda-feira de cada mês. Excepcionalmente em abril, ocorrerá na penúltima semana do mês. O evento começa com 30 minutos de fala do escritor, durante os quais ele discorre sobre sua obra, influências e interesses. Em seguida, a plateia interage com o convidado. No fim do evento, serão sorteados entre os participantes dois livros doados pela Edições Câmara.

Serviço

Encontro com o Autor, com a historiadora Teresa Cristina de Novaes Marques

Data: segunda-feira (23)

Hora: 17h

Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Anexo II

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3215-8093 ou pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br