Educação

Câmara Mirim 2019 recebe inscrições de educadores até 25 de janeiro

Programa simula o processo legislativo com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante dois dias, eles fazem o papel de deputados, debatendo e votando projetos de lei

05/12/2018 - 15:20  

Estão abertas as inscrições para educadores interessados em trazer estudantes para o Câmara Mirim 2019, programa promovido pelo portal Plenarinho, da Câmara dos Deputados. Para participar é necessário enviar uma redação para o email camaramirim@camara.leg.br com o tema “Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?”. Os textos devem ser enviados até o dia 25 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 31 de janeiro de 2019. O Câmara Mirim 2019 tem data prevista para os dias 24 e 25 de outubro. 

Novidades para 2019

As inscrições da edição do próximo ano serão feitas em duas modalidades: Educadores Parceiros - para aqueles que já participaram de outras edições do programa; e Novos Educadores - para os que nunca participaram. Professores e coordenadores de Câmara Mirins Municipais concorrerão nas categorias de Educadores. Serão selecionados 4 Educadores Parceiros e 6 Novos Educadores. Eles terão o direito de trazer até 30 alunos para o evento.

Curso para Novos Educadores

Os autores das 10 melhores redações na modalidade Novos Educadores deverão participar, primeiro, do curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”, oferecido pela Câmara, de 18 de fevereiro a 25 de abril. Os que obtiverem as seis melhores notas garantirão as vagas dos estudantes no Câmara Mirim 2019.
O curso a distância também é parte do processo seletivo para ingresso no Missão Pedagógica no Parlamento, oferecido pela Câmara. O programa é composto por dois módulos - um presencial e um a distância. O módulo presencial será em Brasília, de 10 a 14 de junho.

Câmara Mirim

Promovido desde 2006 pelo Plenarinho - o portal infantojuvenil da Casa -, o Câmara Mirim tem como objetivo conscientizar estudantes do 5º ao 9º ano sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções. Uma das práticas do programa envolve a redação de projetos de lei. Durante os dois dias do Câmara Mirim, os estudantes das redes pública e privada, de diversas cidades do país, fazem o papel de deputados, cabendo a eles debater e votar os três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano. 

Mais informações podem ser obtidas no portal do Plenarinho ou pelo telefone (61) 32161804.