Educação

Professores lançam livro sobre experiência no Câmara Mirim

15/06/2018 - 17:14  

Três professores da escola municipal Maria das Mercês Aguiar, localizada na cidade mineira de Ibirité, lançaram o livro "A garotada ocupando a representação política". A obra conta como os discentes desenvolveram o projeto de conscientização política de seus alunos, que culminou com a participação no programa institucional da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim.

O projeto envolveu duzentos e trinta alunos do 6º ao 9º ano, que visitaram a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirité e também a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de assistir palestras sobre a importância da mulher e dos negros na democracia brasileira. Após esses eventos, 31 estudantes foram selecionados para vir a Brasília e integrar o Câmara Mirim 2017. O livro traz os depoimentos de vários desses alunos.

Um dos organizadores do livro, Otávio Henrique Ferreira da Silva, que trouxe seus alunos para participar do Câmara Mirim, explica que a intenção do livro é levar a formação política para as escolas e inspirar os estudantes a serem cidadãos conscientes. Os professores desejam promover e incentivar o interesse dos estudantes na vida política, em especial da comunidade em que vivem.

Câmara Mirim em Brasília

Promovido anualmente promovido pelo portal infantojuvenil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei e defendê-los no Plenário da Casa.