Educação

Câmara debate política de desenvolvimento regional para o país

Seminário, nesta quarta-feira (18), terá a participação de parlamentares, autoridades do Executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema. Público já pode enviar perguntas pelo Portal e-Democracia

16/04/2018 - 11:19  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realiza, nesta quarta-feira (18), o seminário Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas. O objetivo é debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas universidades, capazes de articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade.

O evento, aberto ao público, será no auditório Nereu Ramos, das 9h às 18h, e contará com a participação de parlamentares, autoridades do Poder Executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema. Não há necessidade de inscrição prévia. A Câmara fornecerá certificado de participação para quem solicitar. Também haverá transmissão ao vivo pelo Portal e-Democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas, as quais serão respondidas dentro do possível.

Proposta inovadora

A proposta de criação dos CDR nasceu a partir do estudo do Cedes sobre “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional”. A elaboração do trabalho levou cerca de dois anos e contou com o envolvimento de mais de 30 entidades do Poder Público, da iniciativa privada, da sociedade civil e, em especial, da rede das instituições de ensino superior. Um projeto piloto de CDR já começou na região do sudoeste paulista. Essa e outras experiências servirão para a identificação de boas práticas replicáveis às mais diversas regiões do País – trabalho que será levado a cabo com a parceria do Ministério da Educação e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.