Educação

Economia Colaborativa é o tema da nova edição do Fique por Dentro

Trabalho conjunto inclui estudo sobre o tema, proposições, discursos de deputados, audiências públicas, entre outros dados

07/04/2017 - 16:37  

A Câmara dos Deputados publica nova edição do "Fique por Dentro", resultado de um trabalho conjunto da Consultoria Legislativa (Conle), da Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação (Corpi), do Centro de Documentação e Informação (Cedi) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom). O tema desta vez é Economia Colaborativa.

Uma definição simplificada do que seja economia compartilhada seria a atividade econômica baseada no aumento da utilização de recursos ociosos. O quarto de uma residência que, por qualquer motivo estiver vazio, pode ser aproveitado economicamente ao ser disponibilizado à locação por meio do aplicativo Airbnb. Um eventual desempregado com um carro parado na garagem pode auferir renda ao se dispor a transportar passageiros por meio do aplicativo Uber. O dono de um cortador de grama, um equipamento utilizado com pouca frequência, pode alugá-lo por meio de um aplicativo de empréstimos de ferramentas. Por intermédio de um aplicativo de caronas, uma pessoa que planeje viajar com seu carro, pode ocupar os bancos que iriam vazios com terceiros pagantes que pretendam ir ao mesmo destino. As possibilidades são ilimitadas.

Além de estudo elaborado pela Consultoria Legislativa da Câmara, o "Fique por Dentro" disponibiliza proposições em tramitação na Casa, discursos de deputados, audiências públicas e eventos, informações bibliográficas, textos eletrônicos, legislação comparada e reportagens da TV e da Rádio Câmara, entre outros dados.