Educação

Cedes promove palestra "Cooperação Internacional para o Desenvolvimento dos Territórios"

01/03/2017 - 17:35  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realiza nesta quinta-feira (2) a palestra "Cooperação Internacional para o Desenvolvimento dos Territórios" para compor o estudo "Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional". O evento, aberto a todos os interessados no tema, será no Plenário 15 das comissões, no Anexo II, das 14h30 às 16h30.

O estudo é elaborado pelo Cedes e tem a intenção de mapear possíveis modelos de desenvolvimento local no Brasil e os desafios da cooperação entre atores estratégicos para a sua ativa promoção. O levantamento trabalha com mais de 27 instituições de ensino superior que estão no interior do Brasil. O objetivo é territorializar os campi, sob a responsabilidade de municípios, para levantarem dados sobre as atividades econômicas e produtivas, a fim de fazer planos de desenvolvimentos das regiões.

A ideia é melhorar os recursos já disponíveis nas universidades, bem como criar novos projetos que sejam viáveis para receber verbas estaduais, federais e até de iniciativa privada.

Serviço:

Palestra: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento dos Territórios

Palestrantes:
• Alessio Gnaccarini (diretor do Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Marche, Itália - Cosmob) -Tema: "A experiência dos centros tecnológicos como motor do desenvolvimento e disseminação da inovação na Itália e nas plataformas tecnológicas europeias".

• Emílio Beltrami (mestre em Desenvolvimento Regional pela PUC de Milão) - Tema: "Experiência de transferência de tecnologia e conhecimento voltadas ao desenvolvimento empresarial na região Norte".

Local: Plenário 15 das comissões, Anexo II da Câmara dos Deputados

Horário: das 14h30 às 16h30.