Cultura

Exposição PhytoImpressões exalta diálogo entre arte e ecologia

Mostra dos artistas Braulio Bittencourt e Marcelo Campos busca valorizar a interação entre pessoas e plantas

13/11/2018 - 09:06  

Exposição PhytoImpressões

A Câmara dos Deputados inaugura, nesta quarta-feira (14), a exposição “PhytoImpressões”, dos artistas Braulio Bittencourt e Marcelo Campos. Nas obras que compõem a mostra, os dois lançam mão de diferentes técnicas para propor uma reflexão sobre como as plantas influenciam as pessoas, ao sensibilizá-las e aguçar os seus sentidos, e, no caminho inverso, sobre o impacto das ações humanas na natureza. Dessa forma, buscam valorizar o diálogo entre a arte e a ecologia. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 12 de dezembro, no Espaço do Servidor (Anexo II).

O título da exposição explora os diferentes significados da palavra “impressão”, que pode se referir tanto à gravação de algo por pressão de um corpo sobre outro quanto à sensação física ou emocional produzida por elementos ou situações exteriores. Ao associá-la ao termo grego phyto, que significa planta/vegetal, os artistas pretendem enfatizar a influência recíproca entre as plantas e as pessoas.

Obras

O mineiro Braulio Bittencourt participa da mostra com pinturas da série “Arvorear”. São obras abstratas que se aproximam do figurativo, nas quais utiliza tinta acrílica, esmalte, óleo, misturas e folha de ouro sobre tela. Nesse trabalho, a árvore – tomada como metáfora da condição humana – foi o ponto de partida para um mergulho existencial no ciclo de mutações, na questão da transitoriedade e na busca da conexão entre o céu e a terra.

Já o brasiliense Marcelo Campos denuncia problemas ambientais, como as queimadas, por meio de alguns dos seus “Sudários do Cerrado”. Nessa série, iniciada em 2017, o artista trabalha com tecidos brancos ou tingidos com a terra de Brasília, sobre os quais produz impressões com o carvão de árvores queimadas em incêndios florestais. Para isso, coloca tecidos molhados sobre troncos e galhos, dando início a um processo que envolve diversas etapas.

SERVIÇO
Exposição “PhytoImpressões”, dos artistas Braulio Bittencourt e Marcelo Campos
Período:
de 14 de novembro a 12 de dezembro
Local: Espaço do Servidor (Anexo II) – Câmara dos Deputados
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h