Cultura

Prorrogada a exposição sobre as primeiras escritoras do Brasil

13/09/2018 - 14:49  

A exposição "As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil", em cartaz na Câmara dos Deputados, foi prorrogada até o dia 3 de outubro. A mostra traz a história de mulheres que lutaram pelo direito de manifestarem suas ideias e de verem seus trabalhos reconhecidos pela família, pelos escritores contemporâneos, pelo público e pela crítica. Entre as escritoras estão Nísia Floresta, Maria Firmina dos Reis, Emília Freitas, Júlia Lopes de Almeida e Carmem Dolores. A maioria nasceu no Brasil e publicou na imprensa nacional no século XIX.

O título da exposição faz alusão ao periódico “A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira”, que circulou em São Paulo no fim do século XIX. “A Mensageira”, “O Sexo Feminino”, “O Jornal das Senhoras” e “A Família”, entre outros jornais destinados às mulheres nos anos 1800, incentivaram a produção de autoria feminina e despertou, sob um feminismo iniciante, a consciência das mulheres para a necessidade de conquistarem direitos relativos à educação, à profissionalização, à sexualidade, ao divórcio e ao voto.

A mostra faz parte da série “Histórias não contadas”, que resgata a memória de personalidades e fatos históricos que foram desprezados e omitidos pela história oficial.

Serviço

Exposição: As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil

Data: 12 de setembro a 3 de outubro de 2018

Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães | Câmara dos Deputados

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada franca