Cultura

Câmara comemora centenário de Athos Bulcão com exposição do artista

Mostra reúne 44 obras de diferentes fases, entre desenhos, pinturas e gravuras pouco conhecidos do público

02/08/2018 - 16:34  

No ano em que é celebrado o centenário de Athos Bulcão, a Câmara dos Deputados presta homenagem ao artista com a exposição “Outros Athos”, que poderá ser vista a partir deste sábado (4), no gabinete da Presidência da Casa. A mostra, com curadoria de Clauder Diniz, traz a público 44 obras de Athos, pertencentes a três coleções particulares. É um panorama no qual se revela a diversidade de uma produção artística que tem na integração com a arquitetura sua faceta mais conhecida.

Com trabalhos em diferentes técnicas, a exposição – que integra o projeto “Gabinete de Arte da Presidência da Câmara” – vai reunir em um mesmo local várias fases da trajetória de Athos Bulcão. Da coleção de Adauto Cândido Soares, vêm gravuras pouco conhecidas dos anos 70 e exemplares das muitas máscaras criadas pelo artista ao longo de décadas. O casal Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira emprestou pinturas e desenhos, parte dos quais da última fase da produção artística de Athos. Igor Carneiro de Matos, por sua vez, contribuiu com aquarelas e pinturas figurativas da década de 40, também pouco conhecidas.

Arte e arquitetura

As três coleções se destacam pela preocupação em preservar o legado de Athos Bulcão, o artista por trás dos painéis de azulejos que fazem parte da paisagem da capital do País. Carioca, Athos chegou a Brasília em 1958, antes mesmo da inauguração da cidade, onde viveu até sua morte, em 2008, aos 90 anos.

Parceiro de Oscar Niemeyer, o artista deixou a sua marca em alguns dos mais importantes monumentos da capital, como o Palácio do Itamaraty e o Teatro Nacional Claúdio Santoro. No Congresso Nacional, assina várias obras, como o painel de azulejos Ventania, localizado no Salão Verde, e o painel em metal esmaltado do Plenário Ulysses Guimarães.

SERVIÇO
Exposição “Outros Athos”
Local:
Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados
Período: de 4 de agosto a 4 de novembro.
Visitação: sábados e domingos, das 9h às 17h30