Cultura

Edições Câmara divulga informações sobre processo de produção de obras

04/07/2018 - 21:23  

Com o objetivo de orientar os autores interessados em publicar com a Edições Câmara, a Coordenação da Edições Câmara (Coedi) do Centro de Documentação e Informação (Cedi) disponibiliza algumas informações sobre seu processo de produção de livros, que envolve diversas etapas, desde a entrega do original até a comercialização do produto.

A iniciativa visa demonstrar a dimensão da atividade, ao esclarecer sobre os critérios de publicação, a política editorial, os 8 passos básicos da produção, os prazos e os recursos necessários, humanos e materiais. O trabalho de publicação de livros da Câmara acompanha todas as boas práticas do mercado editorial e, por esse motivo, adota os mesmos cuidados na publicação de livros das melhores editoras do país.

Como publicar com a Edições Câmara

O autor interessado em publicar com a Edições Câmara deve apresentar um trabalho inédito. Cópias ou textos derivados de trabalhos já publicados não são aceitos. A editora acolhe propostas que estejam em consonância com suas linhas editoriais (Cidadania, Legislativo, Estudos e Debates, Institucional e Legado). As obras são submetidas à avaliação editorial, orçamentária e de mérito. A Edições Câmara não realiza a devolução dos originais encaminhados para avaliação de proposta de publicação.

Os originais devem ser entregues de acordo com as orientações do Manual do Autor, em formato impresso (papel A4) e eletrônico (CD, DVD, pen drive ou e-mail), acompanhados da seguinte documentação:

- Proposta de publicação;

- Plano de distribuição;

- Cessão por escrito de todos direitos autorais e de uso de imagem referentes à obra (termo de cessão dos direitos autorais; termo de cessão de direitos autorais das fotografias e ilustrações; termo de autorização de uso de imagem).

No caso de trabalhos institucionais ou de autores que sejam servidores da Câmara, o material deve ser encaminhado por meio do sistema eDoc. Os modelos dos documentos a serem entregues também estão disponibilizados no eDoc.

Dissertações, teses ou monografias devem ser adaptadas, conforme disposto no Manual do Autor, de modo que a publicação possibilite o entendimento do tema pelo público em geral.

Publicações da série Perfis Parlamentares

Autores interessados em publicar livros da série Perfis Parlamentares devem seguir as orientações do Manual da Série, instituído pela Portaria nº 285, de 4/9/2014.

Política Editorial

A Política Editorial da Câmara dos Deputados (Ato da Mesa nº 50/2012) prevê a possibilidade de submissão de trabalhos para serem publicados pela Edições Câmara. As informações sobre “como publicar com a Edições Câmara” estão na página da Livraria, no link: http://livraria.camara.leg.br/como-publicar/. E as propostas, que devem estar em consonância com as linhas editoriais estabelecidas por meio da Portaria nº 32/2018, serão submetidas à avaliação de mérito e avaliação editorial, devendo também ser encaminhadas para autorização da Diretoria-Geral.

Os 8 passos da produção editorial:

- Avaliação de mérito: a critério da editora, a proposta de publicação recebida poderá ser remetida a um especialista para avaliação de mérito do conteúdo. Caso seja recomendada, a editora dará início à avaliação editorial.

- Avaliação editorial: nesta etapa, a Edições Câmara verifica a conveniência da publicação para a Câmara dos Deputados, a pertinência da proposta às linhas editoriais, a organização do original e a adequação do texto ao público-alvo.

- Preparação do texto: nessa fase, são ajustados eventuais problemas de organização do texto para torná-lo mais claro e objetivo; são corrigidos desvios ortográficos, tipográficos, de coerência e de coesão, e é realizada a padronização do texto de acordo com as convenções da editora.

- Projeto gráfico e Diagramação: depois de preparado e revisado o texto, o original passa pelo processo de diagramação. Nessa fase, o projeto gráfico da série editorial é aplicado ao conteúdo (textos, imagens, gráficos e tabelas) e, quando necessário, são desenvolvidas as ilustrações. A capa da publicação é elaborada com base nas diretrizes do projeto editorial.

- Revisão: finalizada a etapa de diagramação e projeto gráfico, o trabalho é enviado para a equipe de revisão para ajustar eventuais erros de diagramação e corrigir falhas pontuais de gramática ou conteúdo.

- Controle de qualidade final: nesse momento, o editor realizará a leitura final da obra a fim de assegurar a qualidade do produto. Todos os aspectos gráficos e textuais do livro são checados.

- Aprovação do autor: concluído o processo editorial, o autor recebe uma prova da publicação para análise e aprovação.

- Gráfica: o arquivo eletrônico da publicação aprovado pelo cliente é enviado para a Coordenação de Serviços Gráficos (CGRAF) do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) para impressão.

Prazos e recursos

Para um livro de aproximadamente 200 páginas, a editora precisa dos prazos e recursos indicados na tabela abaixo. De forma resumida, a produção desse livro, já dentro da editora, necessita de aproximadamente sete meses do trabalho de uma equipe formada por seis pessoas.