Cultura

Documentário da TV Câmara conquista dois prêmios em festival de cinema

18/06/2018 - 13:05  

O documentário “Terras Brasileiras”, produzido pela TV Câmara, ganhou os prêmios de Melhor Filme, do júri popular, e Menção Honrosa, do júri oficial, no 41º Festival Guarnicê de Cinema, realizado até o último sábado (16), em São Luís do Maranhão. O evento contou com mais de 400 filmes inscritos, selecionados por uma equipe de cinco curadores. Deste trabalho resultou a seleção de 38 obras.

Com direção de Dulce Queiroz, o longa aborda a questão da demarcação de terras indígenas no Brasil. Já foi exibido em sessão especial no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, e no Festival de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo/RJ (Fricine).

Sinopse

No sul do Mato Grosso do Sul, quase fronteira com o Paraguai, indígenas e produtores rurais disputam a posse da terra. Em clima tenso, sobram confrontos, despejos, ataques e mortes. O conflito vem de séculos. Agora, os dois lados exigem solução urgente. A disputa se transforma em tragédia de grandes proporções. O documentário revela os bastidores do drama sofrido por indígenas e produtores rurais na luta pela terra.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Dulce Queiroz

Imagens: Cícero Bezerra

Produção: João Gollo e Lia Tavares

Edição e Finalização: Guem Takenouchi

Arte: Pedro Mafra

Áudio: Misael do Rosário

Trilha original: Alberto Valerio, Eurípedes Martins, Sascha Kratzer e Rafael Maklon;

Produção-Executiva: Getsemane Silva