Cultura

Editora da Câmara lança livro sobre a história do voto feminino no Brasil

Na ocasião, haverá palestra com a autora e sessão de autógrafos com distribuição de exemplares

19/03/2018 - 19:45  

A editora da Câmara dos Deputados, Edições Câmara, lança, na próxima quinta-feira (22), o livro “O Voto Feminino no Brasil”. De autoria de Teresa Cristina de Novaes Marques, a obra aborda a luta pelos direitos políticos femininos e os momentos fundamentais para a admissão das mulheres no Poder Legislativo.

O lançamento ocorre às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e será acompanhado de uma sessão de autógrafos. Antes, a autora vai proferir palestra sobre “Voto feminino: concessão ou conquista?”. Após o lançamento, os livros estarão disponíveis para download no site da Livraria da Câmara.

Com uma análise sobre a igualdade de gênero e a sub-representação das mulheres na política, questões recorrentes no Parlamento brasileiro, a obra relata a trajetória das mulheres que lutaram pelos direitos femininos e os momentos mais importantes dessa luta no início do século XX.

A autora

Teresa Cristina de Novaes Marques é historiadora e professora-doutora da Universidade de Brasília (UnB). Em 2016, publicou pela Edições Câmara o perfil parlamentar de Bertha Lutz, uma das pioneiras na luta pelo voto feminino. No mesmo ano, foi curadora da exposição Oh, igualdade! Por que tardas?.

Serviço

Palestra de Teresa Marques sobre “Voto feminino: concessão ou conquista?”

Lançamento de “O Voto Feminino no Brasil” e distribuição de exemplares com sessão de autógrafos

Data: quinta-feira (22)

Horário: 10h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados