Cultura

Congresso Nacional expõe réplicas de aeronaves de Santos Dumont

A mostra “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22" também trará a Brasília itens do acervo histórico do pai da aviação

09/10/2017 - 10:24  

Réplicas em tamanho real do 14-Bis e do Demoiselle, os lendários aviões construídos por Alberto Santos Dumont, poderão ser vistas a partir desta terça-feira (10) no Congresso Nacional. As aeronaves integram a exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22", que ocupará o Salão Negro até o dia 29 de outubro. Resultado de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e a Força Aérea Brasileira (FAB), a mostra homenageia o Dia do Aviador e da FAB, celebrados em 23 de outubro.

Quem for conferir a exposição encontrará também maquetes de aeronaves como o Gripen NG, novo caça da FAB, e o KC-390, maior avião militar produzido no Brasil. Estarão expostos, ainda, itens pessoais de Santos Dumont, que fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial da Aeronáutica, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e painéis que enfocam a responsabilidade da FAB sobre uma área de 22 milhões de km².

Dimensão 22

Citada no título da exposição, Dimensão 22 é a nova campanha institucional da Força Aérea Brasileira e faz referência justamente ao cenário tridimensional de 22 milhões de km2 nos quais a FAB atua no cumprimento de sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar.

A exposição estará aberta à visitação de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30.

SERVIÇO

Exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22"

Período: de 10 a 29 de outubro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30