Cultura

Biblioteca da Câmara lança exposição virtual da coleção Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil

12/09/2017 - 16:03  

Exposição Sociedade dos Cem Bibliófilos

A exposição da coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil agora está disponível também no ambiente virtual e de forma permanente. Criada com o objetivo de ampliar o acesso, a mostra virtual reproduz trechos e ilustrações de parte das obras, além dos textos explicativos expostos na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

São apresentadas 22 obras do acervo de obras raras da Biblioteca Pedro Aleixo desde a década de setenta, ordenadas em 11 módulos temáticos. De acordo com Maria Cristina Silvestre, servidora da Coordenação de Biblioteca e uma das curadoras, a ideia é mostrar ao público esses volumes importantes por apresentarem uma seleção de obras clássicas da literatura brasileira ilustradas por artistas plásticos de renome e produzidas essencialmente de forma artesanal. São exemplos a obra Menino de engenho, de José Lins do Rego, ilustrada por Cândido Portinari; e A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado, com ilustração de Di Cavalcanti.

O público poderá conhecer a história da Sociedade e de seu fundador, Raymundo Ottoni Castro Maya. A Sociedade seguiu o modelo em voga, na época, na França e Inglaterra, e reunia um grupo seleto de personalidades, entre intelectuais, empresários e figuras da sociedade. Visava produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, ilustradas por notáveis artistas plásticos nacionais.

A exposição física está organizada na Galeria de Arte do Salão Nobre e pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h.