Cultura

Exposição "Dez Anos de Inclusão" abre nesta quarta-feira (9)

08/08/2017 - 17:36  

O Centro Cultural Câmara dos Deputados inaugura nesta quarta-feira (9) a exposição "Dez anos de inclusão", com obras de pessoas com deficiência intelectual ou em situação social vulnerável. Na mostra, o visitante poderá ver obras produzidas pelos alunos das oficinas de arte do Instituto Olga Kos, que comemora dez anos de fundação. Os trabalhos são inspirados em artistas contemporâneos brasileiros, como Claudio Tozzi, Gustavo Rosa, Caciporé Torres e Ivald Granato, que ensinam e compartilham suas técnicas com os participantes.

Os expositores também participam do programa "Resgatando Cultura", com a publicação de livros de arte ilustrados e inéditos sobre a vida e a obra dos artistas que os inspiraram. Do figurativo ao abstrato, da aquarela ao espatulado, as telas são a representação do sentimento de cada aluno e contam histórias por meio das composições com cores e formas geométricas ou orgânicas.

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos e desportivos que já beneficiaram 14 mil crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou em situação social vulnerável. As obras já foram expostas na Galeria Olido, no Memorial da Inclusão, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na Casa das Rosas, além da Cinemateca Brasileira, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Istituto Europeo di Design (IED).

Serviço

Exposição Dez anos de inclusão

Visitação: 9 a 30 de agosto de 2017
Hora: 9h às 17h
Local: Espaço Mário Covas – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília – DF