Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

22/05/2017 - 11h06

Exposição "Cerrado Goiano" apresenta obras de Edmar Oliveira

O Centro Cultural Câmara dos Deputados apresenta a exposição "Cerrado Goiano", do artista plástico Edmar Oliveira a partir desta quarta-feira (24). A visitação ocorre até o dia 21 de junho, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV.

Edmar Joaquim de Oliveira apresenta 24 obras em acrílica sobre tela que retratam com cores fortes os costumes, a história e a natureza de Goiás. Nascido em Itapuranga (GO), em 1962, o artista formou-se em Design Gráfico e Jornalismo e recebeu influências de Cândido Portinari, Carlos Scliar, Claudio Tozzi e Henrique Amaral. Passou parte de sua infância na Fazenda Córrego da Onça, e, ainda menino, desenhava no chão com os grampos de cabelo de sua mãe.

Iniciou a vida artística ilustrando boletins informativos, com os quais desenvolveu habilidades para o desenho com estêncil e nanquim. Em 1985, começou a trabalhar na gráfica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, onde aprendeu sobre o trabalho de arte gráfica. Também foi ilustrador da Arquidiocese de Goiânia, da qual integra a equipe de comunicação. Seu trabalho como ilustrador o tornou conhecido nas igrejas católicas em todo o Brasil e na América Latina. A partir de 1986, começou a pintar com tinta acrílica, e, nesse mesmo ano, participou de uma mostra coletiva de artistas goianos na Universidade de Brasília (UnB). Conheceu o artista catalão Cerezo e o acompanhou na pintura do mural no Santuário dos Mártires da Caminhada, em Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso. Em 1987, pintou um mural na Igreja do Jardim Nova Esperança, em Goiânia, que retrata a ocupação da instituição. Também pintou murais nas capelas da Cidade de Goiás e de Uruana, ambas em seu estado natal.

Em 1992 foi premiado no concurso latino-americano de cartaz, em Cochabamba, na Bolívia, além de ter recebido menção honrosa em concurso de pintura promovido pela PUC Goiás. Além disso, ilustrou o livro "Tapuios do Carretão: Nossa História, Nossa Luta", da escritora Marlene de Castro Ossami, e participou de exposições individuais em Goiás e Brasília. Ilustrou livros das editoras Vozes, de Petrópolis (RJ), e Paulus, de São Paulo, entre outras.

Serviço

Exposição Cerrado Goiano

Visitação: de quarta (24) a 21 de junho

Hora: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar – Anexo IV - Câmara dos Deputados – Brasília- DF

Informações: 0800-619-619 cultural@camara.leg.br