Cultura

Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição Abstração

16/05/2017 - 16:02  

O Centro Cultural Câmara dos Deputado s convida para a exposição Abstração, do artista plástico Rogério Mariano. A visitação ocorre das 9h às 17h, no Espaço do Servidor. Mineiro de Juiz de Fora, Rogério apresenta na mostra cinco grandes telas com pinturas abstratas, nas quais lança mão de vários utensílios para a impressão da tinta na tela para produzir um efeito de monotipia.

Rogério iniciou-se na arte com seu avô, que tinha como passatempo copiar imagens de jornais e revistas com papel de seda nos cadernos de desenho e criar charges a partir dessas imagens. Ele tentava imitá-lo na atividade. Colecionava imagens de Salvador Dali e René Magritte, nomes que também o inspiraram a traduzir, na adolescência, suas observações do cotidiano em desenhos, pinturas e colagens figurativas, surrealistas e psicodélicas.

Iniciou os estudos em 1991, no Núcleo de Artes Visuais de Vitória, no Espírito Santo, onde mora atualmente. Em 1992, na mesma cidade, frequentou a Oficina Livre de Pintura da artista plástica Ivanilde Brunow, na Escola de Arte FAFI, onde foi apresentado à abstração. Entre 1994 e 1996 estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio de Janeiro, junto com os professores e artistas João Magalhães e Beatriz Milhazes. A passagem pela escola de artes carioca é considerada um divisor de águas na carreira do artista. Rogério Mariano participou de exposições individuais e coletivas em espaços e centros culturais em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Serviço

Exposição Abstração, do artista plástico Rogério Mariano

Visitação: 17 de maio a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor / Anexo II / Câmara dos Deputados

Informações: 0800 619 619 ou e-mail.