Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

06/12/2018 - 09h07

Câmara lança nova metodologia de enquetes sobre propostas em tramitação

Disponíveis em caráter experimental desde junho deste ano, as consultas passaram a oferecer mais possibilidades de resposta e um campo para indicação dos pontos positivos e negativos da proposição legislativa

A Câmara dos Deputados oferece aos cidadãos a chance de se manifestarem sobre todas a propostas em discussão na Casa. A nova ferramenta de enquete, disponível em cada página de tramitação, permite que o usuário se posicione favorável ou contrariamente ao texto legislativo em tramitação, indicando, se desejar, seus pontos positivos ou negativos.

Sem dispor do rigor estatístico das sondagens e pesquisas de opinião pública, as enquetes têm o objetivo de apenas apresentar aos parlamentares uma sinalização do perfil de apoiamento ou rejeição da população às propostas, não os obrigando a refletir, em sua atuação no Plenário e nas comissões, a opinião da maioria dos usuários da ferramenta.

Para participar das enquetes, é preciso localizar a página de tramitação da proposta legislativa sobre a qual se deseja opinar. Ao utilizar a ferramenta, a pessoa concorda automaticamente com os Termos Gerais de Uso dos Sistemas da Câmara e com a Política de Uso das Enquetes.

A pesquisa de propostas no portal da Câmara pode ser feita por meio de diferentes filtros, como número, autor e assunto.