Cidadania

Câmara Mirim 2018 começa nesta quinta-feira (25)

Durante dois dias, crianças e adolescentes de todo o país vão discutir e votar projetos de lei como se fossem deputados

23/10/2018 - 15:05  

A Câmara dos Deputados realiza, nos dias 25 e 26 de outubro, o Câmara Mirim 2018. Durante dois dias, crianças e adolescentes de todo o país vão ocupar comissões e o Plenário da Casa para viver a experiência de ser deputado. Eles vão discutir e votar três projetos de lei escolhidos entre as 924 propostas enviadas para o Plenarinho por estudantes de escolas públicas e particulares.

Projetos selecionados
Neste ano, foram escolhidos os seguintes projetos:
- Visão Waze – projeto de lei de João Henrique P. Rinaldi (Goiânia/GO) - propõe o desenvolvimento de um aplicativo celular para ajudar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pela rua;
- Proibição do uso de canudos plásticos – projeto de lei de Natália Oliveira Pereira dos Santos (Blumenau/SC) - determina a proibição da utilização e venda de canudos plásticos, que seriam substituídos por canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material que não cause danos ao meio ambiente;
- Substituição de orelhões por hotspots Wifi – projeto de lei de Ryan Alves Rocha (Três Corações/MG) - estipula que os orelhões brasileiros sejam substituídos por pontos de wi-fi gratuitos e de livre acesso.

No dia 25 de outubro, os três projetos de lei serão debatidos nas comissões das 14 às 16h; e no dia 26, os deputados mirins vão ocupar o Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 9h30, para discutir e votar os projetos.

Câmara Mirim
Promovido anualmente pelo Plenarinho, o portal infantojuvenil da Casa, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei e defendê-los no Plenário. Durante dois dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, de diversas cidades do país, fazem o papel de deputados, cabendo a eles debater e votar três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano. 

O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Mais informações sobre o Câmara Mirim 2018 podem ser obtidas nos telefones (61) 32161804/1651.