Cidadania

Plenarinho abre votação do Eleitor Mirim 2018 para público infantojuvenil

Cinco candidatos idealizados por escolas disputam uma vaga na eleição mirim do Plenarinho, portal da Câmara dos Deputados. Urnas virtuais já estão disponíveis

08/10/2018 - 18:14  

Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental poderão participar, até o dia 28 de outubro, do projeto Eleitor Mirim 2018 do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Assim como ocorre nas eleições gerais, em que adultos escolhem seus representantes, crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de uma votação virtual parecida com a real. O objetivo do projeto é chamar a atenção dos jovens sobre a importância do processo eleitoral e do voto.

Candidatos

Os cinco candidatos que estão na disputa foram selecionados pela equipe do Plenarinho entre as várias sugestões enviadas por escolas de todo o Brasil. Os jovens eleitores terão acesso às campanhas de cada um dos candidatos, e poderão votar em uma urna virtual disponível no portal.
Os candidatos são:

- Diana Rogers, criada pelo Colégio Conexão (Joaçaba/SC)

- Oswaldinho, criado pela E. M. Prof. Oswaldo de Oliveira (Sorocaba/SP)

- Justinho, criado pela E. M. E. F. José Pasqualini (Corupá/SC)

- Valter Silva, criado pelas Escola do Futuro e Escola Millenium (Governador Valadares/MG)

- Super-Betinho, criado pela E. M. Humberto de Alencar Castelo Branco (Campina Grande do Sul/PR)

Sobre o Eleitor Mirim

O Eleitor Mirim é um programa do Plenarinho realizado nos anos eleitorais, com a parceria de professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam de forma divertida os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento, entre outros. Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.