Cidadania

Universitários participam esta semana da edição de maio do Estágio-Visita

22/05/2018 - 09:59  

Universitários de várias partes do Brasil estão esta semana na Câmara dos Deputados para participar do programa Estágio-Visita de Curta Duração. Durante cinco dias, os estudantes assistem a palestras e debates, fazem visitas, experimentam vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo.

O Estágio-Visita visa estimular a participação democrática dos jovens universitários e promover o desenvolvimento de valores de cidadania, permitindo a aproximação desse público com o Parlamento. Além disso, o programa busca a desconstrução de mitos em torno da atuação parlamentar, muitas vezes decorrentes do desconhecimento acerca do trabalho desenvolvido pelo Congresso Nacional. Por meio das atividades, busca-se também fomentar a reflexão sobre valores democráticos, como o respeito à diversidade.

A edição de maio do programa, desenvolvido pela 2ª Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), começou na segunda-feira (21) e vai até sexta-feira (25).

As inscrições para a edição de agosto estarão abertas de 4 a 6 de junho. Estudantes de universidades públicas e particulares, de qualquer curso de formação, podem participar. Para se inscrever, os interessados devem solicitar sua indicação a parlamentares da Casa. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa. A Câmara dos Deputados fornece hospedagem e alimentação. 

Mais informações: https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/859/estagio-visita-de-curta-duracao/