Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

08/05/2018 - 16h56

Eleitor Mirim escolhe os professores cujas turmas participarão do programa de 2018

O Eleitor Mirim, do Plenarinho, escolheu os cinco professores que terão suas turmas, de 5º e 6º anos, como participantes do programa deste ano. Dilvete do Rocio Simioni, da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, de Campina Grande do Sul (PR); Sabrina Olegário Santana, da Escola do Futuro e Escola Millenium, de Governador Valadares (MG); Viviane Andressa Chagas, do Colégio Conexão, de Joaçaba (SC); Meriellen Colares, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, de Corupá (SC), e Amanda Souza, da Escola Municipal Professor Oswaldo de Oliveira, de Votorantim (SP), tiveram suas redações com o tema "Por que eu quero que minha turma participe do programa Eleitor Mirim 2018" selecionadas entre 90 inscritas.

A partir de agora, os docentes vão trabalhar com suas turmas conceitos referentes às eleições, como importância do voto, democracia, representatividade, entre outros.


Elaboração de um candidato

Ainda neste primeiro semestre, os professores vão utilizar a Cartilha do Eleitor Mirim 2018 em suas aulas, para que os alunos comecem a compreender a importância das eleições no funcionamento democrático do país.

Em agosto, as turmas começam a elaboração de seu candidato fictício, assim como de seus partidos e plataformas políticas.

Em outubro, o Plenarinho lançará uma campanha eleitoral de acordo com as instruções de cada escola. De 7 a 28 de outubro, período que coincide com o intervalo entre o 1º e 2º turnos da campanha eleitoral, o Brasil inteiro poderá votar no candidato de sua preferência, numa urna virtual, igual à de verdade. O candidato vencedor será o representante das crianças no Plenarinho durante dois anos.

Mesmo os professores que não foram selecionados podem utilizar a cartilha em suas aulas, criar candidatos, fazer uma eleição na própria escola e ainda incentivar seus estudantes a votarem nas eleições mirins do Plenarinho.