Cidadania

Câmara abre inscrições para o Eleitor Mirim 2018

Dirigido a estudantes do 5º e 6º anos, programa simula eleição de candidatos fictícios para estimular o debate sobre conceitos como democracia, participação popular, representação, voto e responsabilidade cidadã

16/03/2018 - 15:54  

Estão abertas, até o dia 27 de abril, as inscrições para o Eleitor Mirim 2018, promovido pelo portal infantojuvenil Plenarinho, da Câmara dos Deputados. O programa é dirigido a estudantes do ensino fundamental do 5º e 6º anos.

Os professores interessados na participação dos alunos devem mandar uma redação com o tema “Por que eu quero que minha turma participe do programa Eleitor Mirim 2018?”. Os textos devem ser enviados para plenarinho@camara.leg.br.

A equipe do Plenarinho escolherá as cinco melhores redações e divulgará o resultado no dia 4 de maio. Os cinco professores selecionados deverão criar, com suas turmas, candidatos fictícios com plataformas políticas para cargos do Poder Legislativo. O Plenarinho dará vida a esses candidatos, que vão compor uma urna virtual, igual à de verdade, e estudantes de todo o país poderão votar.

A campanha dos candidatos do Eleitor Mirim 2018 estará no ar a partir de outubro, durante o tempo que durarem as eleições gerais no Brasil (de 7 a 28 de outubro).

Além da criação dos candidatos, os professores deverão seguir a proposta de trabalho da Cartilha do Eleitor Mirim, trabalhando com os alunos textos sobre democracia, voto e representatividade.

Mais informações sobre o programa, acesse o portal do Plenarinho.