Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

08/08/2017 - 17h46

Câmara assina contrato com a APAE-DF

Contrato assinado nesta terça-feira (8) entre a Câmara dos Deputados e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF) permitirá a contratação de profissionais com deficiência intelectual da instituição para prestar serviços de apoio administrativo na Primeira-Secretaria e na Secretaria-Geral da Mesa.

Serão quatro os contratados, que atuarão como auxiliares administrativos. O trabalho será realizado em dois turnos nas áreas administrativas da Primeira-Secretaria e na SGM e incluirá diferentes atividades, entre elas o atendimento telefônico, a transferência de ramais e registro de recados; o cadastramento de visitantes em sistema informatizado; e a orientação e encaminhamento de visitantes aos setores de interesse. Será contratada também uma instrutora qualificada pela APAE-DF para lidar com pessoas com deficiência intelectual, que realizará as atividades de acompanhamento e orientação dos serviços desenvolvidos nos postos de trabalho; distribuição de tarefas e verificação da qualidade dos serviços executados; e auxílio nas demais funções correlatas.

As equipes da Câmara que irão receber os novos colegas participaram de uma palestra de sensibilização para facilitar o processo de integração. A expectativa é que cada vez mais pessoas com deficiência intelectual sejam contratadas para prestar serviços em outros setores da Casa, assim como em outros órgãos da Administração Pública. Dessa forma, a Câmara dos Deputados reafirma seu compromisso com a sociedade, ao disseminar novos valores, combater as de desigualdades sociais e disseminar o respeito às diferenças.

Essa iniciativa partiu do deputado Rafael Motta, que se inspirou em contrato similar existente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Para se tornar realidade, o projeto também contou com o apoio do Primeiro-Secretário, deputado Giacobo e da Coordenação de Acessibilidade.

O projeto insere-se no âmbito das ações de acessibilidade que vêm sendo realizadas pela Casa desde 2004 e tem como objetivo a inclusão profissional efetiva e responsável de pessoas com deficiência intelectual, segmento social que, dentre as pessoas com deficiência, é o que mais apresenta dificuldades de encontrar e manter o emprego, embora tenha condições de exercer uma atividade produtiva e útil à sociedade, a despeito de suas limitações.

A contratação da APAE-DF caracteriza uma modalidade de prestação de serviços denominada “inserção do trabalho apoiado” e se assemelha a outra de mesmo formato, realizada em 2009, para a prestação de serviços de higienização e pequenos restauros de livros e documentos do acervo do Centro de Documentação e Informação. A Câmara foi pioneira nessa ação, que vem se multiplicando ao longo dos anos em outros órgãos públicos, como Senado Federal, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e Ministério das Relações Exteriores, entre outros.