Cidadania

Câmara divulga projetos que serão discutidos no Câmara Mirim 2017

Evento promovido pelo portal infantojuvenil Plenarinho será realizado nos dias 19 e 20/10

07/08/2017 - 15:11  

A Câmara dos Deputados divulgou, nessa sexta-feira (4), os três projetos de lei que serão discutidos no Câmara Mirim 2017. O evento, promovido pelo portal infantojuvenil Plenarinho, será realizado nos dias 19 e 20 de outubro. Ao todo, foram recebidos 541 projetos elaborados por crianças e adolescentes do país.

Selecionados

Os projetos de lei selecionados foram:

- Padronização da data de fabricação e validade dos produtos - da aluna Bianca França Oliveira, 7º ano, de Presidente Médici/RO;
- Tradução dos documentos de refugiados - do aluno Caio Vinicius Santiago Simas, 7º ano, de Joinville/SC; e
- Saúde na escola - do aluno João Otávio Turatti Barbosa, 8º ano, de Monte Carmelo/MG.

Câmara Mirim

Promovido anualmente pelo Plenarinho, o portal infantojuvenil da Casa, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei e defendê-los no Plenário da Casa. Esta é a 12ª edição.

Durante dois dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, provenientes de diversas cidades do país, fazem o papel de deputados, cabendo a eles debater e votar três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano.

O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Mais informações sobre o Câmara Mirim 2017 estão no Portal do Plenarinho - http://www.plenarinho.leg.br/camaramirim.