Administração

Câmara e Senado assinam acordo para integrar informações

20/10/2017 - 13:40  

O secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Wagner Soares Padilha, e o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, assinaram nessa quinta-feira (19) um ato que prevê a padronização de procedimentos legislativos e o compartilhamento de informações e de serviços entre as duas Casas.

O objetivo é buscar a integração dos sistemas da Câmara e do Senado para garantir ao usuário facilidade na busca de informações, como propostas em tramitação, e ampliar a transparência. Juntas, as duas Casas já lançaram, no último dia 5, o novo portal do Congresso Nacional.

Grupo de trabalho

O ato também cria um grupo de trabalho, formado por servidores das duas instituições, com a missão de padronizar procedimentos legislativos, identificar oportunidades de integração de procedimentos, sistemas e soluções de informações, bem como de compartilhamento de padrões e tecnologias de informação para facilitar o intercâmbio. O ato, com todas as informações sobre a cooperação, deve ser publicado nos próximos dias no Boletim Administrativo do Senado Federal.

Em setembro, o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Lucio Henrique Xavier Lopes, e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, assinaram um ato conjunto que prevê o compartilhamento de serviços entre as duas Casas. Além de compartilhar informações, a parceria tem o objetivo de otimizar recursos humanos e racionalizar custos.