Transparência

Câmara dos Deputados lança o Infoleg 2.0

Aplicativo reúne informações sobre as atividades legislativas no Plenário e nas comissões

14/12/2016 - 15:20  

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (14) novas funcionalidades do Infoleg App. Iniciativa da Diretoria Legislativa, o Infoleg é um aplicativo, desenvolvido pelo Centro de Informática (Cenin), que reúne informações sobre as atividades legislativas da Câmara dos Deputados. A ferramenta, que visa facilitar a atividade parlamentar, é também resultado do esforço para aumentar o acesso da sociedade a informações sobre o trabalho desenvolvido na Casa.

Lançado em março de 2016, o aplicativo faz parte do Câmara Móvel, projeto estratégico integrante do portfólio corporativo 2015-2016 da Câmara dos Deputados. Acessível a qualquer cidadão, em função de seu conteúdo, é, no entanto, indicado ao público que necessita acompanhar o processo legislativo – parlamentares, assessores, lideranças, órgãos legislativos e jornalistas.

O aplicativo está disponível para uso por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), em plataformas IOS e Android, possibilitando o acesso às informações em tempo real, com agilidade e mobilidade, a partir de bases de dados da instituição.

Veja abaixo as novas funcionalidades do Infoleg 2.0:

Plenário – Sessões do Plenário

Presença na Sessão:

· Apresenta a relação de deputados presentes e/ou ausentes na Sessão;

· Permite as ordenações alfabéticas, por partido e por UF;

· Permite o refinamento (filtros): somente de um partido, somente de uma UF, somente os presentes, somente os ausentes. Combinação dos parâmetros anteriores.

Indicação de Ordem do Dia iniciada:

· Apresenta o destaque para Ordem do Dia iniciada.

Plenário

Oradores Inscritos:

· Apresenta as listas de oradores: Breves Comunicações e Dar como Lido;

· Apresenta a ordem da lista, o orador e a situação (orador foi chamado, orador falou, orador aguardando chamada);

· Permite a visualização das listas de datas anteriores.

Questões de Ordem:

· Pesquisa toda a base de dados de Questões de Ordem;

· Permite a pesquisa por número, nome do parlamentar, assunto e período;

· Apresenta a questão formulada, a decisão, os dispositivos legais, inteiro teor, etc.

Comissões – Reuniões – Votações

· Apresenta a relação de parlamentares em votações nominais;

· Apresenta a totalização dos votos;

· Permite o refinamento (filtros): somente de um bloco, somente de um partido, somente de uma UF, somente os votos SIM, somente os votos NÃO. Combinação dos parâmetros anteriores;

· Apresenta dados de quórum durante a votação. Exemplo: parlamentares que já votaram.