Premiação

Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós será entregue nesta quinta (1º)

29/11/2016 - 11:15  

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta quinta-feira (1º) para a entrega do prêmio Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2016, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães. A iniciativa homenageia mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil.

Serão agraciadas nesta edição a juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Amini Haddad Campos; a fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Tânia Regina Pereira Rodrigues; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha; a missionária e diretora-presidente da Associação dos Missionários da Solidariedade Lar Amigos de Jesus de Fortaleza-CE, Maria da Conceição Dias de Albuquerque, e a ex-ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros (in memoriam).

Perfil

Carlota Pereira de Queirós (13/02/1892 - 14/04/1982) nasceu na cidade de São Paulo-SP. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira foi a primeira mulher brasileira a votar e a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1926. Membro da Associação Paulista de Medicina de São Paulo, da Association Française pour l'Étude du Cancer, da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira. Em 1950, fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas.

Ingressando na política, foi a primeira deputada federal da história do Brasil. Eleita pelo estado de São Paulo em 1934, fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional. Seu mandato, em defesa da mulher e das crianças, foi dedicado a medidas educacionais que contemplassem melhor tratamento às mulheres. Ocupou o cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.