Série Brasileira

Os discursos feitos em plenário a partir da Constituinte de 1946 foram catalogados pelo Departamento de Taquigrafia de forma a permitir a recuperação da publicação de todos eles no Diário da Câmara dos Deputados ou no Diário do Congresso Nacional. Se todos os discursos podem ser pesquisados e recuperados, parece ser redundante o destaque para alguns. No entanto, constantemente, alguns oradores são mencionados em apreciações de historiadores e analistas políticos e alguns discursos são sempre citados. Existe até uma publicação editada pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, intitulada Perfis Parlamentares, que trata da atuação parlamentar, a vida pública, e apresenta uma seleção comentada de discursos de algumas personalidades desta Casa ao longo de sua história. Então, os coordenadores do projeto Escrevendo a História consultaram fontes históricas, perguntaram a antigos funcionários sobre que oradores, entre 1946 e 1988 – espaço entre as duas Constituintes– deveriam ter seus discursos relembrados, tanto em sua forma impressa quanto em sua forma sonora. Os oradores relacionados – entre muitos outros – foram citados em todas as abordagens: San Tiago Dantas, Brígido Tinoco, Tancredo Neves, Carlos Lacerda, Ulysses Guimarães e Miguel Arraes.

Dessa maneira, apresentamos, de Tancredo Neves, discurso em homenagem póstuma a Juscelino Kubstichek de Oliveira, considerado um dos mais tocantes do orador; de San Tiago Dantas, sua despedida da Câmara dos Deputados para assumir a representação do Brasil junto a ONU; de Brígido Tinoco, a homenagem por ocasião da comemoração do sesquicentenário do Poder Legislativo, De Carlos Lacerda, a autodefesa, apresentada em 9 de maio de 1957, perante a Comissão de Constituição, na apreciação do Projeto de Resolução 115, de 1957, que concede licença para processar criminalmente o orador; de Miguel Arraes, a apreciação sobre a situação política do País, em seu retorno à Casa; e de Ulysses Guimarães, o famoso discurso em defesa da Constituinte de 1988.

Além de relermos os textos citados, podemos ainda ouvir o orador, o que faz a grande diferença – graças à contribuição da Coordenação de Arquivo do Centro de Documentação e Informação - CEDI e da Coordenação de Áudio do Departamento Técnico.

Esperamos que esta iniciativa motive a participação dos usuários do site para sugestão de outros discursos. Esta é uma página em constante construção.