ABIGAIL FEITOSA

- Discurso pronunciado em 29 de julho de 1987- Relacionamento entre capital e trabalho

Discussão, em primeiro turno, do Projeto de Constituição. Necessidade de a Assembleia Constituinte criar melhor relacionamento entre o capital e o trabalho, em benefício de uma sociedade mais justa, diminuindo-se o arrocho salarial, garantindo-se a jornada de 40 horas semanais, a estabilidade, as reformas de base, principalmente a agrária, combatendo-se a fome, da qual é sintoma o empenho de associações no sentido de que se torne obrigatório o acréscimo de vitaminas aos alimentos industrializados, a fim de evitarem-se casos de microcefalia nas favelas; a submissão do Governo brasileiro ao FMI, para negociação da dívida externa; crítica à CFP, por comprar e estocar alimentos para garantir o preço mínimo ao produtor, quando são péssimas as condições de armazenamento, ao mesmo tempo em que a fome grassa nas camadas mais pobres da população.

Diário da Assembleia Nacional Constituinte de 02/08/1987, p. 3816  | Arquivo PDF

 

- Discurso pronunciado em 22 de fevereiro de 1988 - Controle da natalidade e aborto

Encaminhamento de votação, em primeiro turno, do Projeto de Constituição - Título II, Capítulo I, Emenda Aditiva nº 1.226 ao art. 6º, do Constituinte José Genoíno (dispõe sobre o controle de natalidade e o aborto)

Diário da Assembleia Nacional Constituinte de 23/02/1988, p. 7468 | Arquivo PDF 

Áudio

- Discurso pronunciado em 28 de abril de 1988 - Mineração e empresas multinacionais

Importância da defesa dos interesses nacionais no disciplinamento, pelo novo texto constitucional, da exploração de nossos recursos; a dimensão da presença de empresas multinacionais nesse setor.

Diário da Assembleia Nacional Constituinte de 29/04/1988, p. 10011| Arquivo PDF

 

- Discurso pronunciado em 25 de julho de 1988 - Lobby das multinacionais

Repúdio ao lobby das multinacionais e setores do empresariado nacional contra a manutenção de avanços sociais e econômicos no Projeto de Constituição.

Diário da Assembleia Nacional Constituinte de 26/07/1988, p. 12002 | Arquivo PDF