Biografia


MARCIO LACERDA - PMDB
José Marcio Panoff de Lacerda
Nascimento: 06/05/1943
Profissães: Advogado
Filiação: José Esteves de Lacerda e Magdalena Panoff de Lacerda
Legislaturas: 1983-1987
Mandatos Eletivos:
Deputado Estadual, 1979-1983, MT, ; Deputado Federal, 1983-1987, MT, PMDB. Dt. Posse: 01/02/1983; Senador (Constituinte), 1987-1995, MT, ; Vice-Governador, 1994-1998, MT, PMDB.
Filiações Partidárias:
PMDB
Atividades Partidárias:
Secretário e Presidente, Diretório Municipal do MDB, Cáceres,MT; Vice-Líder e Líder, Bancada do MDB; Presidente Regional do PMDB, MT.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Chefe do Executivo Estadual do MT.
Estudos e Graus Universitários:
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - UFRJ, 1974.
Atividades Parlamentares:
ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE;
Subcomissão de Tributos, Participação e Distribuição das Receitas: Suplente; Subcomissão da Questão Urbana e Transporte: Titular; Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças: Suplente; Comissão da Ordem Econômica: Titular.

SENADO FEDERAL:
COMISSÕES: Ordem Econômica: Titular.

CÂMARA DOS DEPUTADOS:
COMISSÕES PERMANENTES: Agricultura e Política Rural: Titular, 1983-1986; Interior: Suplente, 1983-1986; Minas e Energia: Titular, 1984-1985, e Suplente, 1986; Reforma Agrária: Membro.
CPI: Sistema Financeiro: Membro.
Condecoraçõoes:
Medalha Santa Cruz; Medalha da Constituinte.
Missões Oficiais:
Membro da Comissão representante da Câmara dos Deputados:na comemoração a data histórica da Retomada de Corumbá na Guerra do Paraguai, em Corumbá, MS, 1984; na reunião do Conselho Nacional da Borracha, em São José do Rio Branco, MT, 1983.
Outras Informaçõoes:
Seu pai foi vereador e prefeito de Cáceres (MT) pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de cujo diretório municipal foi presidente. O irmão José Lacerda foi vereador e vice-prefeito na mesma cidade e depois deputado estadual. Membro do Grupo Só Diretas, de apoio ao movimento popular que pedia a aprovação da proposta de eleições diretas para a presidência da República. Na Constituinte foi a favor do rompimento de relações diplomáticas com países com política de discriminação racial, do mandato de segurança coletivo, da proteção ao emprego contra a despedida sem justa causa, do turno ininterrupto de seis horas, do aviso prévio proporcional, da unicidade sindical, da soberania popular, do voto aos 16 anos, da nacionalização do subsolo, do limite de 12% ao ano para os juros reais, da proibição do comércio de sangue, da limitação dos encargos da dívida externa, da criação de um fundo de apoio à reforma agrária e à desapropriação da propriedade produtiva. Votou contra a pena de morte, a limitação do direito de propriedade privada, a pluraridade sindical, o presidencialismo, a estatização do sistema financeiro, o mandato de cinco anos para Sarney e a legalização do jogo do bicho.

Voltar