Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Biografia


IRAPUAM COSTA JUNIOR - PMDB
Irapuan Costa Júnior
Nascimento: 23/12/1937
Profissães: Engenheiro
Filiação: Irapuan Sardinha Costa e Raynerita de Queiroz Costa
Legislaturas: 1983-1987
Mandatos Eletivos:
Prefeito, 1973, Anápolis, GO, ; Governador, 1975-1979, GO, ; Deputado Federal, 1983-1987, GO, PMDB. Dt. Posse: 01/02/1983; Senador (Constituinte), 1987-1995, GO, .
Filiações Partidárias:
MDB; PMDB, 1980-.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Professor da Escola de Engenharia da UFGO; Fundador e Diretor da Construtora Incorporadora de Goiás Ltda; Fundador e Diretor da ENCOL, Engenharia e Comércio Ltda; Fundador e Diretor da WCA - S/A Crédito Imobiliário; Presidente do Banco Brasileiro Comercial S/A, BBC; Diretor e Técnico da Centrais Elétricas de Goiás - CELG; Presidente da Centrais Elétricas de Goiás - CELG.
Estudos e Graus Universitários:
Engenheiro Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Curso de Física Atômica e Nuclear, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Legislaturas anteriores à 54ª:
COMISSÕES PERMANENTES: Economia, Indústria e Comércio: Suplente, 1983-1986; Relações Exteriores: Titular, 1983-1986.

CONSELHOS, FRENTES E GRUPOS PARLAMENTARES E OUTROS:
Membro Efetivo do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino-Americano.

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE:
Suplente da Subcomissão de Educação, Cultura e Esportes; Titular da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica; Titular da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições e Titular da Comissão da Ordem Econômica.
Atividades Sindicais, Representativas de Classe e Associativas:
Vice-Presidente, Associação Brasileira de Bancos Comerciais; Presidente, Associação de Bancos do Estado de Goiás.
Conselhos:
Presidente do Conselho de Adminstração do Banco Brasileiro Comercial S/A, BBC.
Condecoraçõoes:
Medalha Olavo Bilac, 1974; Medalha Santos Dumont, 1975; Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Brasília, 1976;Grande Oficial do Mérito Aeronáutico,1976;Medalha do Mérito Cívico da Liga de Defesa Nacional,1977; Medalha da Ordem do Mérito Industrial,1978; Medalha da Odem do Mérito Judiciário,1979 ; Comenda Nacional dos Artistas Plásticos,1980; Medalha da União Nacional dos Artistas Plásticos, 1982; Medalha do Mérito Judiciário, 1983.;Medalha do Mérito Municipal, 1983; Medalhas da Ordem do Mérito Comercial, 1983; Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho - TST, 1988; Comenda da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro, 1988; Medalha "Gomes de Souza Ramos" da Municipalidade de Anápolis, GO, 1988; Grande Oficial da Ordem do Mérito Consular, 1990.
Obras Publicadas:
Diretrizes Gerais de Ação do Governo Irapuan Costa Júnior Estudo Socio-Econômico (1975). Goiás - Comunidade Ecumênica (pronuciamentos), 1977. Realidade Municipalista (pronuciamnetos), 1978. O poder Legislativo na Nova Constituição Brasileira - Artigo publicado na Revista de Informação Legislativa nº 101 (1989). Artigos técnicos em revistas e publicações universitárias. Diretrizes Gerais e Setoriais de Aão do Governo Irapuan Costa Júnior, 1975, Goiás - Comunidade Ecumênica, Realidade Municipalista.
Missões Oficiais:
Delegado à V Reunião da Associação Interamericana de Poupança e Empréstimo para Habitação, Buenos Aires, 1967.
Outras Informaçõoes:
Na ANC votou contra o rompimento de relações diplomáticas com os países com política de discriminação racial, o mandato de segurança coletivo, a jornada semanal de 40 horas, o turno ininterrupto de seis horas, a unicidade sindical, a soberania popular, o voto aos 16 anos, a estatização do sistema financeiro, o limite de 12% ao ano para os juros reais, a desapropriação da propriedade produtiva. Posicionou-se a favor da proteção ao emprego contra demissão sem justa causa, a pluraridade sindical, o presidencialismo, a nacionalização do subsolo, a anistia para os micros e pequenos empresários e o mandato de cinco anos para Sarney. Esteve ausente nas seguintes votações: pena de morte, limitação de direito de propriedade privada, criminalização do aborto, remuneração 50% superior para trabalho extra, aviso prévio proporcional, proibição do comércio de sangue, criação de um fundo de apoio à reforma agrária e legalização do jogo do bicho.

Voltar