Comissão faz sua primeira reunião interna

06/07/2017 17h42

Por Bruno Trezena

Na terça-feira (4), a Comissão Externa da Câmara dos Deputados fez a sua primeira reunião interna para decidir a nova programação de fiscalizações nos hospitais federais do Rio. O grupo decidiu cronograma de visita às unidades Ipanema e Lagoa, além dos institutos federais. Estiveram presentes os membros Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Chico D’Angelo (PT/RJ), Hugo Leal (PSB/RJ) e Celso Pansera (PMDB/RJ).

Coordenadora da comissão, Jandira Feghali expôs um resumo do que foi constatado nas últimas inspeções nos hospitais Cardoso Fontes, Bonsucesso e Andaraí. Segundo ela, a falta de recursos humanos é gravíssima e impactou diretamente no fechamento de diversos setores e emergências: “Há unidade com dois médicos para 28 pacientes na porta de entrada, o que é um absurdo. No Bonsucesso, com o fim de contratos, ficará um médico mastologista para 50 pacientes com câncer aptas a operar. Isso é uma irresponsabilidade com a vida”, afirmou a deputada.

Para Chico D’Angelo, a comissão foi criada em boa hora: “Existem medidas ágeis a serem tomada, além de outras de médio e longo prazo. Pelo que vimos, as próprias direções dos hospitais não possuíam informações simples, como o número de leitos”, criticou o parlamentar.

Segundo Hugo Leal, o papel da comissão está surtindo efeito: “O trabalho da comissão externa já produz resultados claros”, acrescentando que o grupo poderia se reunir com a SAS do Ministério da Saúde em busca de mais dados.