Com orçamento congelado, hospital e instituto têm dificuldade em atender demanda do Rio

11/07/2017 18h55

Noticia 6 Imagem

Por Bruno Trezena

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza os hospitais federais do Rio de Janeiro esteve nesta segunda-feira (10) no Hospital Federal da Lagoa e no Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Os deputados da comissão constataram grande falta de profissionais médicos e de enfermagem, além de congelamento do orçamento, o que inviabiliza o aumento nos atendimentos do estado.

No Lagoa, a direção da unidade informou que muitos pacientes do hospital são atendidos via mandado judicial interposto pela defensoria pública, sem passar pela regulação do sistema SISREG. De acordo com ela, a falta de recursos é o maior problema para receber essa demanda de forma “natural”. Além disso, o hospital, embora tenha estrutura física com capacidade para trabalhar com 260 leitos, opera apenas com 216 por falta de profissionais e recursos.

No INC, em Laranjeiras, a integração com a esfera estadual é nula, o que dificulta na captação de órgãos. A unidade é referência no transplante de corações do estado, mas a equipe atua sozinha neste tipo de serviço. Há uma estrutura no Instituto para ensino e pesquisa, mas não está sendo usada.
Estiveram presentes os deputados Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Chico D’Angelo (PT/RJ), Hugo Leal (PSB/RJ) e Celso Pansera (PMDB/RJ).