Com falta de profissionais, Hospital de Ipanema fecha setores e desperdiça procedimentos

10/07/2017 13h31

Noticia 5 Imagem

Por Bruno Trezena

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados visitou nesta sexta-feira (7) o Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio. O colegiado, criado para inspecionar as unidades de saúde da rede federal, constatou grave falta de profissionais e diversos setores subutilizados. Segundo a direção da unidade, o sistema de regulação de consultas e exames não funciona. Por causa disso, em maio, o hospital poderia ter realizado 54 cirurgias reparadoras de mama para casos de câncer e só um procedimento chegou a ser feito.

O hospital apresenta um grande déficit de profissionais de enfermagem. Pelo menos 120 funcionários tiveram seus contratos desligados com a unidade desde fevereiro, mas as vagas não foram preenchidas pela pasta. Nos Centros de Controle Intensivo (CTI), uma área inteira precisou ser fechada por falta de médicos e outra teve redução nos leitos. Também faltam medicamentos básicos para quimioterapia, como o Xeloda oral, usado para prevenir enjoos durante o procedimento.
Estiveram presentes os deputados membros Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Chico D’Angelo (PT/RJ) e Hugo Leal (PSB/RJ). Na próxima segunda-feira (10), às 9h, a comissão externa visitará o Hospital Federal da Lagoa, também na Zona Sul.