Apenas um médico para 50 pacientes com câncer de mama no Andaraí

06/07/2017 17h40

Por Bruno Trezena

Noticia 3 imagem

As 50 pacientes com câncer de mama do Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, terão que esperar mais ainda para remoção do tumor. A unidade fluminense perdeu um mastologista recentemente e vai perder mais dois profissionais em breve, resultando em apenas um médico especializado para cuidar de todas do setor. Sem renovação de contratos profissionais, segundo norma do Ministério da Saúde, a vida dessas mulheres corre sério risco.

A constatação foi da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a situação dos hospitais federais no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (3), foi feita visita ao Hospital Federal do Andaraí, acompanhada do Cremerj e Coren. Participaram da visita os deputados membros Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Chico D’Angelo (PT/RJ), Celso Pansera (PMDB/RJ) e Rosangela Gomes (PRB/RJ). O colegiado foi criado na última semana para fiscalizar as unidades hospitalares federais e já vistoriou as unidades Cardoso Fontes e Bonsucesso.

De acordo com a comissão, o Hospital do Andaraí apresenta problemas similares a de outras unidades federais. A principal, sobre a falta de profissionais, impacta todos os setores. Uma enfermaria inteira do setor de cardiologia está fechada por falta de profissionais. De acordo com a comissão, a cada 100 contratos encerrados, apenas 5 profissionais são repostos. Também faltam insumos básicos na maior parte dos andares e há problemas na fiação da Emergência, que chegou a ser interditada no fim de maio.