Turismo estimula hospedagem alternativa em Cuiabá

O objetivo é atender à demanda de cerca de 171 mil turistas que estarão na cidade durante o mundial
08/05/2014 10h33

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta quarta-feira (7), em Cuiabá, de encontros com o governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, e com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes Ferreira, com o objetivo de afinar entendimentos para bem acolher os turistas que virão à cidade para a Copa do Mundo. O MTur apresentou sugestões de hospedagens para receber os visitantes e recebeu informações da mobilização que está sendo feita no município e região metropolitana para atender à demanda por acomodações.  

O objetivo da visita foi buscar um engajamento de todos os setores, tanto do poder público, com os governos estadual e municipal; quanto do setor empresarial, para que os esforços sejam feitos no sentido de receber bem o turista que estará circulando pelo país. “Estamos na reta final de preparação para a Copa e o acolhimento, o bem receber, será nosso cartão de visita para que esses turistas queiram voltar”, disse o ministro Lages, logo após reunião com o governador do estado, Silval Barbosa, representantes do MTur e o presidente das Embratur, Vicente Neto.

O ministro Lages também esteve reunido à tarde com o prefeito da capital matogrossense, Mauro Mendes Ferreira. Durante o encontro, foram apresentados números de hospedagens alternativas disponibilizadas pelo município e arredores para atender à demanda de hospedagem para o Mundial. Aproveitando a hospitalidade cuiabana, o prefeito convidou o ministro para se hospedar em sua casa e assistir a pelo menos um dos jogos da Copa, em Cuiabá. Também o secretário de Turismo do município, Marcus Fabrício dos Santos, fez um convite informal para que a embaixadora colombiana se hospede em sua casa no dia do jogo de Colômbia x Japão.

Cuiabá deverá receber, somados os quatro dias de jogos na cidade, cerca de 170 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Para atender à demanda, dois portais de hospedagem já estão em funcionamento: o Aluguel Cuiabá e o Cama e café Mato Grosso.

Segundo dados da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) serão ofertados cerca de três mil imóveis de aluguel de temporada na cidade, além de 1.500 acomodações de cama e café, e espaços para acampamentos com capacidade para mais 2.300 pessoas. Além disso está sendo estudada a possibilidade de acomodações em motéis e alojamentos nas universidades e escolas estaduais. Segundo informações do MTur colhidas com as embaixadas dos países que jogarão em Cuiabá, chilenos e colombianos devem buscar hospedagens alternativas na região.

Fonte: Ministério do Turismo