Trade turístico pede maior divulgação do Brasil no exterior

O presidente da Comissão de Turismo, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) recebeu nesta terça-feira, 31, na Câmara dos Deputados, representantes de diversos segmentos do turismo.
02/06/2016 10h11

CTur

Trade turístico pede maior divulgação do Brasil no exterior

Reunião com o trade

O presidente da Comissão de Turismo, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) recebeu nesta terça-feira, 31, na Câmara dos Deputados, representantes de diversos segmentos do turismo. “Esse é o primeiro encontro de uma série que vamos fazer com as entidades do turismo para ouvir as demandas e para que vocês nos ajudem a compor nossa agenda de trabalho até o final do ano”, explicou o parlamentar ao saudar os convidados.

Uma das demandas levantadas pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) foi a necessidade de uma mudança no modelo de financiamento da Embratur para que haja maior divulgação  do Brasil no exterior, buscando atrair mais turistas estrangeiros. O assunto foi corroborado pelo diretor de gestão estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto. “A imagem que o turista estrangeiro tem do país, remonta à década de 70 - turismo sexual, mulheres nuas e selva - e aos problemas atuais do país, como o zika vírus. O Brasil teria que aproveitar o momento das Olimpíadas, em que toda a atenção estará voltada para o país, e trabalhar uma imagem integrada entre todos os setores, como fez Londres nas Olimpíadas de 2012”, salientou. 

Já o diretor de Comunicação da CNTur, José Osório Naves, ressaltou que a última campanha de impacto relacionada ao turismo foi há mais de 20 anos. “Foi feita uma grande divulgação com fotos das atrações turísticas das mais diversas regiões colocadas nos aeroportos e locais de grande concentração de pessoas com a frase ‘Se viajar é sua paixão, o Brasil é o seu destino’, em diversos idiomas”, relembrou. 

Durante a reunião também foi tratado sobre a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal de um crédito extraordinário que seria usado pela Embratur para divulgação dos Jogos Olímpicos no exterior. Uma audiência com o Ministro Gilmar Mendes, que determinou a suspensão, deve ser solicitada com o objetivo de explicar o resultado positivo que tal investimento trará ao turismo. 

Outro tema debatido foi o fim da exigibilidade do visto para turistas estrangeiros entrarem no Brasil. Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno, a desburocratização para a obtenção do documento poderia beneficiar o setor hoteleiro. “Muitos resorts estão apresentando problemas de caixa e cancelando a participação em feiras. A entrada internacional, com a liberação de vistos, seria uma solução, tendo em vista que os outros países da América do Sul não têm enviado tantos turistas como se esperava”. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, sugeriu que seja solicitada uma audiência com o novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para debater a questão da flexibilidade e reciprocidade do visto de estrangeiros. 

Nesta primeira rodada, participaram também o presidente e o diretor executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Edmar Bull e João Lacerda; também o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares; o assessor da CNTur, Rômulo Bustamantt; o diretor executivo da Associação Brasileira de Resorts, João Bueno; o presidente e o diretor executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Manuel Gama e Orlando de Souza; e o coordenar-geral de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas de turismo do Ministério do Turismo, Brenno Leopoldo. Nas próximas semanas representantes de outras entidades serão convidados.

Jane Santin

Assessora de Comunicação