RS lidera lista de matriculados no Pronatec Turismo

O RS é o estado brasileiro com mais inscritos no Pronatec Turismo. São 19.511 participantes, sendo que 7.470 já finalizaram a formação e receberam certificados
05/05/2014 10h33

Nesta sexta-feira (2), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, estará presente na cerimônia de formatura dos cursos do Pronatec Copa na Empresa, que acontece na cidade de Gramado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Ao todo 979 pessoas de 85 empresas participaram da qualificação entre fevereiro de 2013 a abril de 2014, sendo que alguns ainda devem concluir os cursos até julho deste ano.

“Ao investir nos profissionais do setor, o Ministério do Turismo contribui para o desenvolvimento da atividade turística e para o bom atendimento aos visitantes”, diz o ministro. “Com pessoas qualificadas poderemos alcançar as nossas metas de ampliar cada vez mais o número de turistas que desejam conhecer os destinos do nosso país”, afirma.

As capacitações estão sendo realizados desde 2012 em todo o país, com o objetivo de promover a qualificação profissional do setor e atender a demanda de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Em números gerais, as ações organizadas pelo Ministério do Turismo e o Ministério da Educação já ultrapassaram a meta de 157 mil inscritos, com mais de 166 mil matriculados em cursos profissionalizantes. O Rio Grande do Sul lidera a lista dos estados brasileiros com mais inscritos no Pronatec Turismo, com 19.511 participantes, sendo que 7.470 já finalizaram a formação e receberam certificados. Segundo informações da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, 200 formandos e 80 empresas vão receber a certificação em Gramado.

O programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para o segmento turístico tem ações do Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Social em 120 cidades brasileiras, entre elas as capitais que foram escolhidas como sede do Mundial, além de municípios do entorno das capitais e destinos turísticos consolidados. Entre os estados com mais matriculados nas capacitações estão o RS com 19.511; o Mato Grosso com 14.650 matriculados e Rio de Janeiro com 13.394.

A formatura desta sexta-feira (2) é de alunos do Pronatec Copa na Empresa. No RS foi executado pela Setur, que ofereceu 52 cursos destinados à qualificação de profissionais em 16 municípios gaúchos. As aulas foram ministradas em parceria com o SENAC e SENAT e atraíram profissionais da área de comércio, policiais civis e militares, agentes de viagens, funcionários de hotéis, taxistas, além de funcionários de vinícolas da região serrana do RS. Segundo o secretário de turismo do estado, Márcio Cabral, "a qualificação profissional será um dos principais legados que a secretaria deixará aos gaúchos com a realização da Copa do Mundo”.

O ministro participa da entrega de certificados aos profissionais e às empresas participantes. É a primeira das formaturas realizadas neste formato, com a participação do Ministério do Turismo, e que a partir de agora irá promover eventos semelhantes em outros Estados do país.

Fonte: Ministério do Turismo