Presidente da Comissão participa do lançamento da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira

Participaram da Mesa os deputados César Halum, Magda Moffato, Alex Manente, Herculano Passos, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi.
15/04/2015 18h57

CTur

Presidente da Comissão participa do lançamento da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira

O presidente da Frente Parlamentar, deputado César Halum, destacou que a frente conta com a participação de 217 deputados, com o objetivo de promover ações que melhorem a qualidade da hotelaria brasileira através da articulação de toda a cadeia hoteleira, como usuários, funcionários e proprietários de hotéis. Dentre as ações, enfatizou a necessidade de expandir a exploração do setor para o interior do país, aproveitando a realização dos grandes eventos e o levantamento dos projetos do setor em tramitação na Casa. Por fim, ressaltou que se trata de uma frente suprapartidária que defende o interesse de todo o Brasil e não de um ou outro partido.

Em seguida,  o secretário-executivo Alberto Alves destacou a importância econômica do setor hoteleiro, cujo investimento nos próximos seis anos deve girar em torno de 12 bilhões de reais, gerando 408 novos empreendimentos e 100 mil empregos diretos.

A deputada Magda Moffato parabenizou a iniciativa da criação da frente e destacou alguns desafios encontrados pelos hoteleiros, que precisam ser trabalhados pelos parlamentares.

O deputado Alex Manente colocou a Comissão de Turismo à disposição da Frente Parlamentar e comprometeu-se  a apresentar até setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, um projeto de lei de incentivo ao turismo.

Alexandre Sampaio, reforçando a fala do deputado César Halum, falou sobre a importância de se trabalhar a dualidade entre cliente e prestadores de serviços. Mencionou ações a serem aprimoradas, como o turismo industrial, a exemplo do que ocorre na Europa. Em países como a Alemanha,  são feitas visitas às fábricas de excelência para que as pessoas conheçam as tecnologias, o que atrai eventos e congressos, fomentando o turismo local. Também falou sobre direito do consumidor, direitos autorais, direito tributário e questões fiscais,  temas que devem ser trabalhados dentro do segmento.

Enrico Fermi expôs os desafios encontrados pelo setor  e destacou a capilaridade da ABIH, que possui 37 escritórios (nos 26 estados, no Distrito Federal e em mais 10 cidades), o que proporciona uma voz uníssona de um país com dimensões continentais.

De acordo com o deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), criada em março deste ano, a Lei de Incentivo ao Turismo, se aprovada, gerará grandes oportunidades, renda, desenvolvimento e trabalho.

A Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira possui a seguinte composição:

Presidente - Deputado César Halum (PRB/TO)

1º Vice- Presidente - Deputada Magda Mofatto (PR/GO)

2º Vice-Presidente – Deputado Laércio Oliveira (SD/SE)

1º Secretário – Deputado Alex Manente (PPS/SP)

2º Secretário – Domingos Neto (PROS/CE)

Diretores-Executivos – Deputado José Rocha (PR/BA)

                              – Deputado Herculano Passos (PSD/SP)

Coordenadores Regionais:

Norte – Deputado Alan Rick (PRB/AC)

Centro-Oeste – Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO)

Nordeste – Augusto Coutinho (SD/PE)

Sudeste – Ricardo Izar (PSD/SP)

Sul – Giovani Cherini (PDT/RS)