Presidente da Comissão de Turismo prestigia posse de Lummertz na Embratur

O presidente da Comissão de Turismo (CTur), deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) participou, nesta quinta-feira, 14, da cerimônia de posse de Vinícius Lummertz como presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). “Ficamos muito felizes de ver que o presidente Michel Temer já está acertando nomeando o Vinícius Lummertz, que entende muito de turismo e é extremamente capacitado”, elogiou o deputado.
14/07/2016 18h15

Jane Santin

Presidente da Comissão de Turismo prestigia posse de Lummertz na Embratur

Dep. Herculano Passos, Vinícius Lummertz e Alberto Alves (da esquerda para direita)

A 22 dias da Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, momento inédito no Brasil, Lummertz reassume o posto que ocupou até março deste ano. “O turismo quer e pode fazer muito mais pelo Brasil! Precisamos adotar um conjunto de medidas que transforme oportunidades e potenciais nacionais em efetivos atrativos turísticos. Podemos tirar os empecilhos e abrir caminhos para deixar o Turismo passar e desenvolver o País de forma sustentável e responsável. Esse movimento ajudará a enriquecer a população deste País e a prover nossos jovens de um universo infinito de oportunidades, gerar emprego e renda”, discursou. 

A proposta de Lummertz é seguir as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) e das defesas no âmbito do Conselho Nacional de Turismo. Entre elas, ele pontuou a busca por investimentos privados nacionais e internacionais em PPPs e concessões, o esforço para destravar obstáculos na criação de marinas e portos turísticos, na abertura de parques naturais, no desenvolvimento de parques temáticos, resorts, cassinos e cruzeiros, além da flexibilidade de investimentos nas cidades históricas. 

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, também endossou a escolha do novo presidente: “Vivemos num momento especial para o turismo brasileiro com a chegada dos Jogos Olímpicos, em que 5 bilhões de pessoas voltarão as atenções para os nossos destinos e atrativos. Nesse aspecto, estou seguro quanto ao excelente e exemplar trabalho que o Vinícius Lummertz vai executar na promoção do País no exterior”. 

Passados os Jogos Olímpicos, uma das preocupações é a continuidade da divulgação do Brasil no exterior e a falta de recursos para este fim. Preocupados com isso, no último mês, os parlamentares da Comissão de Turismo, sob a presidência do deputado Herculano Passos, aprovaram uma emenda de meta à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2017 para o fortalecimento do Instituto. “No ano passado o orçamento da Embratur para divulgação internacional foi de  US$ 17 milhões, enquanto o do México, por exemplo, foi de US$ 477 milhões. Dessa forma fica muito difícil ser competitivo na atração de turistas estrangeiros. Por isso nosso apoio incondicional Embratur”, salientou o presidente da CTur. 

Jane Santin -Assessora de Comunicação