Irregularidades na Vila Olímpica e denúncia contra a Azul serão debatidas na Comissão de Turismo

A Comissão de Turismo (CTUR) aprovou nesta quarta-feira, 18, três requerimentos do presidente do colegiado, deputado Herculano Passos (PSD-SP).
19/05/2016 12h05

Jane Santin

Irregularidades na Vila Olímpica e denúncia contra a Azul serão debatidas na Comissão de Turismo

Os pedidos vão desde a realização de audiências públicas à autorização para encontro com representantes do setor.

No pedido 131/16, o parlamentar sugere a realização de audiência pública com o tema Indústria de Cruzeiros Marítimos: os gargalos e os benefícios para o Turismo e a Economia. São convidados o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o Presidente do Conselho de Autoridade Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República, Luiz Fernando Garcia da Silva e Presidente-Executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA ABREMAR), Marco Ferraz. 

Passos solicita também a realização de audiência pública (Req. 132/16), para esclarecer irregularidades encontradas nas obras da Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro. O Ministro do Turismo é convidado para debater este tema também. E, além dele, o Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso; o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e o Diretor da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, José Bonifácio Ferreira Novelino. 

O último Requerimento (133/16)  pede autorização para que a CTUR realize encontros com representantes do trade turístico para discutir os planos e programas do mercado nas áreas de hotelaria, transportes e agências de viagens e ouvir as principais demandas do setor. 

Também foram aprovados dois requerimentos do deputado Alex Manente (PPS-SP), ex-presidente da CTur. O primeiro (REQ 129/2016), requer que seja realizada audiência pública para tratar sobre a Praticagem do Estado de São Paulo. O pedido foi subscrito pelo deputado Goulart (PSD-SP).

O segundo (REQ 130/2016), requer a realização de audiência pública com a finalidade de discutir e debater denúncia da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre supostas práticas anticoncorrenciais praticadas pela operadora de Turismo Azul Viagens.  Como expositores serão convidados o Diretor-presidente da ANAC, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Presidente do CADE, Vinicius Marques de Cavalho; um representante do Ministério do Turismo; a Diretora Executiva da Braztoa, Mônica Samia; e o Presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves.

 

Jane Santin

Assessora de Comunicação