Herculano Passos é eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

O deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) é o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
03/05/2016 17h50

Zeca Ribeiro

Herculano Passos é eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

Dep. Herculano Passos (PSB/SP)

O parlamentar foi eleito nesta terça-feira, 03, por maioria absoluta. "Nós produzimos bastante no ano passado. Conseguimos transformar em leis a regulamentação do turismo rural, a criação das Estâncias Turísticas em nível nacional e a inexigibilidade do visto para estrangeiros entrarem no Brasil neste Ano Olímpico. E nós conseguimos fazer desta Comissão uma comissão leve, produtiva e que obteve resultados positivos e eu fico muito feliz em dar continuidade a este trabalho", disse Herculano ao assumir a cadeira até então ocupada pelo deputado Alex Manente (PPS-SP).

O parlamentar também falou sobre o principal desafio do colegiado em 2016. "É um ano importante, por causa das Olímpiadas, que irão dar visibilidade ao país no mundo todo. E eu entendo que turismo é montar os equipamentos turísticos, promover os eventos e divulga-los e, neste ano, teremos um momento ímpar de mostrar o Brasil e mostrar que somos capazes de sediar um evento desta magnitude. Vamos fazer o possível para dar esta visibilidade e procurar atrair turistas estrangeiros, nesta época de crise".

Empresário do setor gastronômico, Herculano tem 59 anos e foi vereador e prefeito, por dois mandatos, da Estância Turística de Itu, no interior de São Paulo. O Turismo é a principal bandeira de trabalho do parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (FrenTur).

Durante seus mandatos como chefe do executivo municipal, ele também presidiu a Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp). À frente da Associação, promoveu programas de qualificação em turismo para prefeitos e gestores das Cidades Estâncias, capacitando cerca 500 pessoas. Herculano colaborou ainda para a criação dos Municípios de Interesse Turístico no Estado de São Paulo (implementado efetivamente em 2015).

Na Câmara dos Deputados, além de presidir a FrenTur, Passos é diretor do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira; membro da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos de Azar, na qual defende a legalização dos cassinos para fomentar o turismo; e membro da Comissão Especial do ECAD, na qual defende o fim da cobrança de direitos autorais sobre a programação de rádios e televisores em quartos de hotéis.

No ano passado, Herculano Passos recebeu nos Estados Unidos, o Prêmio Latin American Marketing Personality Awards 2015, pela excelência dos serviços prestados ao setor do turismo no Brasil. Na ocasião, o parlamentar também foi um dos conferencistas no Trade Fórum, no qual defendeu o fim da exigência do visto de turista para estrangeiros entrarem no Brasil.

O novo presidente da Comissão de Turismo figura ainda na lista dos "50 Mais Poderosos do Turismo Brasileiro" da Revista Panrotas, uma das mais importantes publicações do segmento no país.

Para vice-presidente da Comissão, foi eleito o deputado Sérgio Brito (PSD-BA).

 

Jane Santin - Assessora de Comunicação