Falem bem, falem do Brasil: Comissão de Turismo debate necessidade mídia positiva

A maneira como a mídia retrata o Brasil no exterior foi tema de audiência publica na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 01.
02/06/2016 17h25

Zeca Ribeiro

Falem bem, falem do Brasil: Comissão de Turismo debate necessidade mídia positiva

O debate foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP). “A maioria das notícias divulgadas no exterior sobre o Brasil são negativas e desestimulam as pessoas a virem pra cá. Apesar de serem verdadeiros, esses não são os únicos fatos que acontecem aqui e nós precisamos mostrar também a outra verdade, que são as belezas do país, os bons equipamentos turísticos que temos, a rede hoteleira de qualidade, a grande disponibilidade de transporte aéreo e todas as boas condições para receber o turista, inclusive com um dos povos mais hospitaleiros do mundo”, explicou o presidente.

Convidado para debater o tema, o diretor de assuntos legais e institucionais da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Lobato Flores, explicou que é inexorável manter a cobertura jornalística com fatos negativos, mas que a mídia pode contribuir de outra forma. “A radiodifusão exerce um papel fundamental de apoio ao turismo no Brasil junto aos demais países, principalmente por meio das telenovelas. Hoje esse tipo de produto pelas emissoras de televisão alcança 130 países e contribui muito para o incremento do turismo, mostrando as belezas naturais, o patrimônio cultural que nós temos”, opinou.

Membro da Comissão, a deputada Magda Mofatto (PR-GO), disse que vê como de extrema importância à continuidade deste tipo de produção televisiva. “É uma maneira realmente simpática de divulgar e atrair os turistas estrangeiros para o nosso país”.

A audiência pública foi um pedido da Confederação Nacional de Turismo (CNTur) ao deputado Herculano Passos.  “As televisões que têm canais no exterior e que atingem o público estrangeiro, ao invés de se preocuparem em divulgar nossas belezas, só divulgam e massificam nossas mazelas”, reclamou o vice-presidente da entidade, Silvio Pessoas. Ele também criticou o baixo investimento do Governo Federal em divulgação do Brasil no exterior.

O presidente da Embratur, José Antônio Parente, expôs o baixíssimo orçamento da entidade. “Nós temos US$ 17 milhões enquanto a Argentina tem US$ 60 milhões, o México US$ 470 milhões, Equador US$ 98 milhões e Panamá US$ 80 milhões.” Parente ainda frisou que é na crise que o país deve ser mais divulgado. “O turismo é uma das melhores saídas para a crise, é o setor da economia que consegue responder mais rápido e que pode gerar emprego num curtíssimo prazo”.

Na audiência, o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Airton Nogueira Pereira, mostrou que existe um ambiente favorável para a recepção de turistas estrangeiros no país, mas sem divulgação, não há turistas. “Hoje existem condições favoráveis. Tem uma oferta do setor aéreo de quase 28 milhões de assentos, o dólar é favorável para que os turistas estrangeiros venham, a oferta hoteleira também cresceu, mas essa condições sozinhas não são suficientes, é necessário um esforço e recursos para promoção”.

O diretor de comunicação da CNTur, Osório Naves, citou Portugal como exemplo de recuperação da economia pelo turismo. “Com a crise na Europa Ocidental, Portugal foi o país que mais sofreu e hoje 30% do PIB do país vêm do turismo. Foi assim que se recuperaram”. Em contrapartida, Naves lembrou que em visita recente ao país, viu ser exibido por uma emissora brasileira com canal internacional um programa cujo conteúdo eram crimes e problemas do Brasil. “Eu fiquei com vergonha, porque enquanto a TV de lá fala sobre política, economia, turismo, nós temos um programa que fala como se matam e sequestram pessoas aqui.”

Neste sentido, o presidente da Comissão, deputado Herculano, lamentou que a produção cinematográfica do Brasil também mostre tanto imagens negativas do país. “A maioria dos filmes brasileiros que são passados em outros países são aqueles que mostram favelas e coisas ruins enquanto o que deveríamos estar fazendo seria valorizar o que nós temos de bom através do cinema, das telenovelas e da televisão”.

Na audiência foi definido que será apresentada uma emenda de comissão ao Orçamento da União, para que a Embratur tenha mais recursos para a promoção e divulgação do Brasil no exterior.

 

 Jane Santin

Assessora de Comunicação