Deputados apostam no sucesso das Olimpíadas para impulsionar o turismo

O Rio de Janeiro já está com mais de 98% das obras prontas para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
13/06/2016 10h43

Jane Santin

Deputados apostam no sucesso das Olimpíadas para impulsionar o turismo

O andamento dos trabalhos e as ações para receber os turistas foram vistos de perto nesta sexta-feira, 10, por deputados da Comissão de Turismo da Câmara Federal. O presidente do colegiado, deputado Herculano Passos (PSD-SP), e os deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Professor Sérgio Oliveira (PSD-PR), membros da Comissão, juntamente com representantes do trade turístico nacional, visitaram a Vila dos Atletas, o Parque Olímpico e se reuniram com os organizadores dos Jogos. 

Faltando menos de dois meses para o início, não existem mais obras de grande porte para serem realizadas. Conforme o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro de Carvalho, a realização dos Jogos no Rio de Janeiro tirou do papel obras estruturais que talvez nunca fossem realizadas ou que demorariam décadas para serem feitas. “Não é só um evento esportivo, mas a chance de renovar e reinventar uma cidade. O Rio ganhou o direito de realizar os Jogos 2016, perante seus concorrentes, como Madri e Tóquio, porque essas cidades já estão estruturadas e o antes e depois não seria muito diferente, mas para o Rio foi a oportunidade de realizar muito projetos que estavam engavetados”. 

Para receber os turistas e delegações para o maior evento esportivo do mundo, a rede hoteleira da cidade foi duplicada, foi implantado o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e construído metrô até a Barra da Tijuca, onde acontecerão 50% das disputas, além de diversas obras viárias, de esporte e lazer. Tudo foi realizado com parceria público privada. Para cada R$ 1 em instalação olímpica, foram investidos R$ 5 para estrutura da cidade. Pela primeira vez na história dos Jogos, uma vila de atletas foi 100% financiada com recursos privados. Após as Olimpíadas, a empresa que construiu os 3,6 mil apartamentos onde os esportistas ficarão hospedados irá vender os imóveis. Algumas arenas serão transformadas em escolas e locais de disputas, como o Parque de Esportes Radicais, em Deodoro, será aberto à comunidade. 

Para os turistas que vierem para os Jogos, a Secretaria de Turismo organizou alguns roteiros. Entre os dias 01 de agosto a 20 de setembro, serão realizados passeios guiados a partir de pontos específicos da cidade. Eles poderão ser agendados nos 16 postos de informações turísticas espalhados pelo Rio. Já para os profissionais da imprensa mundial, foram agendadas expedições aos principais pontos turísticos e também para municípios vizinhos, como Petrópolis e Teresópolis. Além disso, os jornalistas serão convidados a viver um dia ao estilo carioca, com praia, surf e samba. O objetivo é que, tanto os visitantes quanto os jornalistas, conheçam e se encantem com o país e sejam divulgadores do Brasil lá fora. “Este é um tipo de mídia com valor incalculável, que jamais poderíamos pagar”, enfatizou o Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro de Mello. Foram contratadas ainda duas mil pessoas biligues que atuarão como anfitriões dos Jogos pela cidade. 

A menos de 15 quilômetros de distância do Rio, a cidade de Niterói também terá espaço para receber turistas. Lá foi montada uma área para estacionamento de motorhome. “Na Copa muitas pessoas vieram de carro, dispostos a dormir em barracas na praia. Para evitarmos esse cenário e darmos comodidade aos visitantes, disponibilizamos esta área com pontos de luz e banheiros, acomodando melhor quem não for ficar hospedado em hotéis”, informou o secretário. 

Na avaliação do presidente da Comissão de Turismo, deputado Herculano, são bastante positivas as estratégias adotadas para agradar os turistas. “Viemos aqui para ver de perto e poder fazer uma avaliação. O Rio de Janeiro já é lindo naturalmente, mas está ainda mais agora e deve ficar muito melhor no início de julho, quando a cidade começará a ser vestida de Jogos Olímpicos. Empresários do trade turístico, especialmente da indústria hoteleira, fizeram grandes investimentos e é fundamental que os turistas gostem daqui e que voltem para seus países falando bem, para que mais e mais visitantes venham para cá, mantendo o fluxo desses empreendimentos, os postos de trabalhos gerados e ajudando a melhorar nossa economia. 

O deputado Otavio Leite, que é do Rio de Janeiro e vem acompanhando a organização dos Jogos de perto, enfatizou que este é um evento do Brasil. “Está acima dos partidos, dos governos e das eleições. Todos nós devemos ter a responsabilidade de contribuir para que tudo funcione muito bem.” 

Para o deputado Professor Sérgio de Oliveira, o sucesso dos Jogos será o sucesso do turismo brasileiro. “O Rio de Janeiro está de parabéns, estamos muito orgulhosos em realizar um evento dessa proporção com tanto trabalho e estamos muito confiantes que trará resultados muito positivos para o turismo”.

Jane Santin - Assessora de Comunicação