Projetos em prol dos papeleiros

Na audiência pública da CTASP de ontem sobre a indústria papeleira, o deputado Vicentino (PT) apresentou dois projetos que pretendem favorecer a indústria papeleira do Brasil frente à concorrência internacional.
06/08/2014 16h36

Os convidados da audiência Synésio Batista da Costa (presidente do Sindicato da Indústria e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça no estado de São Paulo – SIAPECO), Ozano Pereira da Silva (presidente da Federação dos trabalhadores. Inds. Papel, papelão e cortiça do estado de S. Paulo), José Luiz Vegette (presidente do Sindicato do Papelão no estado de São Paulo – SINPESP), Jeronimo José Garcia Ruiz (representando o Sindicato das Indústrias de Papeis – SIP), José Calixto Ramos (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI) e Marcelo da Silva Cavalheiro Mendes (presidente do sindicato dos papeleiros de Mugi das Cruzes – CUT) expuseram a real situação dos papeleiros no Brasil, demonstrando o número e condições das indústrias, funcionários e condições de trabalho.


O deputado Vicentino (PT), autor do requerimento para a audiência, e que presidiu a sessão, apresentou um Projeto de Lei de sua autoria e promoveu a criação do Dia nacional dos papeleiros.


O Projeto de Lei determina que os livros didáticos do PNLD serão produzidos e impressos por empresas instaladas no Brasil. “Quantos mais livros produzidos no Brasil, mais papel produzido, e assim uma cadeia produtiva se forma”, disse. Ele pediu apoio aos participantes da sessão para a criação do Dia nacional do papeleiro, para desenvolver mais debates sobre a categoria. "São necessários fóruns que aprovem a iniciativa. Peço que arrecadem nos sindicatos assinaturas para o baixo-assinado de criação do Dia nacional do papeleiro e tragam para a Casa", disse ao convidados da audiência. Unanimidade concordou com a iniciativa. 


Confira o vídeo da audiência aqui