Comissão vota pela expansão do ensino superior e discute sobre privatizações

A reunião deliberativa da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) que ocorreu nesta quarta-feira (13) chegou ao fim com a aprovação de dois projetos que visam o investimento no ensino superior gratuito e requerimentos para realização de debates sobre as propostas de privatização do governo federal. As decisões foram divergentes da proposta do governo federal.
15/09/2017 17h10

Richard Silva/ PCdoB na Câmara

Comissão vota pela expansão do ensino superior e discute sobre privatizações

Deputados Assis Melo e Leonardo Monteiro

Entre os requerimentos, os deputados Assis Melo (PCdoB/RS) e Leonardo Monteiro (PT/MG) solicitaram em conjunto audiências públicas para debater os impactos da privatização no setor Elétrico, tanto sobre o fornecimento de energia quanto para os que trabalham na área. As discussões sobre o tema foram aprovadas para ocorrem na Câmara dos Deputados e nos respectivos estados dos parlamentares, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Os deputados defenderam que a discussão é necessária por se tratar de um tema que fornece autonomia para os cidadãos. “Como a energia vai chegar onde é longe para se levar, se for privatizado? A empresa privada não vai levar se não tiver retorno financeiro, não vai colocar quilômetros de fios para poucas pessoas em municípios pequenos”, argumentou o deputado Assis Melo.

Já o deputado Leonardo Monteiro apontou que a privatização implica não só no sistema elétrico, mas também em outros setores e espaços do país. “Com certeza vai colocar a tarifa de energia mais cara. E também é entregar os nossos rios, como o Rio Doce, Caratinga, Jequitionha, Santo Antônio, o São Francisco que nasce em Minas Gerais. Sem dúvidas é entregar isso. E nós achamos que o sistema elétrico e a água são estratégicos para o país”, concluiu o parlamentar.

Por parte dos projetos, o primeiro sobre educação aprovado foi o PL 4389/2016, de relatoria do deputado Alex Canziani (PTB/PR), que tem a proposta de expandir o espaço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), tendo em vista o grande número de estudantes e cursos oferecidos na instituição. Para isso, o PL traz a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Sertão da Paraíba (IFSPB).

O segundo, apresentado pelo deputado Jorge Côrte Real (PTB/PE), de número 5379/2016, segue o mesmo modelo, e tem o objetivo de expandir o espaço do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba com a criação da Universidade Rural Federal da Paraíba (URFPB) no município de Areia.

Além desses, foram aprovados outros quatro dois projetos e três requerimentos. Veja todas as outras deliberações pelo endereço: https://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoCom.asp?codReuniao=48945

 

por com Lis Gabriela Cappi