SUBCOMISSÃO DOS FÁRMACOS VISITA INSTITUTO DO CÂNCER DE SÃO PAULO

Parlamentares membros da Subcomissão Especial destinada a tratar de temas relacionados ao uso de fármacos experimentais para o tratamento de doenças graves ou raras visitaram, nesta sexta-feira (21), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) para obter informações sobre o andamento das pesquisas com a fosfoetanolamina sintética (pílula do câncer).
21/10/2016 13h52

Rubens Carneiro - CSSF

SUBCOMISSÃO DOS FÁRMACOS VISITA INSTITUTO DO CÂNCER DE SÃO PAULO

            No início da visita, o deputado Arlindo Chinaglia – PT/SP, presidente da Subcomissão, relatou ao diretor geral do ICESP, Prof. Dr. Paulo Hoff, o trabalho desenvolvido desde o ano passado pelo Grupo de Trabalho da Fosfoetanolamina Sintética e o desdobramento dos acontecimentos que culminaram com a aprovação da Lei 13.269/2016. Em seguida, o Prof. Dr. Paulo Hoff apresentou informações sobre a conclusão da 1ª fase da pesquisa, com 10 pacientes, e o início da 2ª fase. Segundo ele, na 1ª fase foi comprovada a não toxicidade da substância, o que permitiu o avanço para a fase seguinte, com um grupo de 21 pacientes portadores de 10 tipos diferentes de câncer.

 

            As deputadas Carmen Zanotto – PPS/SC e Leandre Dal Ponte – PV/PR também ponderaram sobre aspectos relacionados à metodologia adotada pela equipe de pesquisadores, o que permitiu ao Diretor Geral do ICESP demonstrar a total transparência com que os trabalhos se desenvolvem, além de colocar à disposição dos parlamentares todas as informações já coletadas.

 

            Finalizando o encontro, o Prof. Dr. Paulo Hoff acompanhou a comitiva em uma visita às instalações do Instituto.

 

            Também participaram do encontro, pelo ICESP, a Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz – Investigadora, Dra. Milena Perez Mak – Investigadora, Dr. Roberto Arai – Investigador e Sra. Joyce Chacon, Diretora Executiva do ICESP. Os parlamentares foram assessorados pelo Secretário Executivo da Comissão de Seguridade Social e Família e pelo Consultor Legislativo, Sr. Rodolfo Souza.​