Seminário discutiu o PL 1646/15, que tratar do Plano Decenal de Saúde

Aconteceu hoje, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, o Seminário para discutir o PL 1646/15, de autoria do Deputado Odorico Monteiro, que trata do Plano Decenal de Saúde. O evento é consequência do requerimento 442/17, de autoria do próprio Odorico em conjunto com a Deputado Carmen Zanotto, relatora do PL supracitado.
24/04/2017 14h00

Lucinda Ulhoa - CD

Seminário discutiu o PL 1646/15, que tratar do Plano Decenal de Saúde


Estiveram presentes e palestraram, representantes de várias entidades: Tribunal de Contas da União - TCU (Marcelo André Barboza), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde - CONASS (Jurandi Frutuoso), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Fabíola Sulpino Vieira), Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA (Lenir Santos), Ministério da Saúde – MS (Gregory dos Passos Carvalho) e Fiocruz (Isabela Santos), além de vários parlamentares e convidados.
“Foram grandes contribuições para o nosso plano. Esse seminário nos deu a capacidade de amadurecer e, com certeza, nos dará a chance de melhorar o nosso projeto. A saúde precisa ser tratada e priorizada como uma política de estado, não de governo. O Sistema Único de Saúde tem que estar protegido de intercorrências, com uma programação a longo prazo. Esse planejamento já acontece na Educação e na Assistência Social. Agradeço profundamente a todos os envolvidos”.

Os autores do Requerimento afirmaram que todas as sugestões serão analisadas e que pretendem ampliar o debate. Mais do que uma política de estado, a saúde é um direito essencial e o Sistema Único de Saúde a maior política inclusiva do Brasil.

 

Reportagem: Lucinda Ulhoa - Assessoria Deputado Odorico Monteiro